segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

15 EVENTOS QUE AMEAÇAM A HUMANIDADE ( Artigo Científico ) "PARTE IV"

Buraco negro errante

Causa: Cósmica
Tipo:
Global e terminal
Já aconteceu antes?
Nunca
Os buracos negros são corpos incrivelmente densos, formados a partir do colapso de enormes estrelas. Sua gravidade é tão forte que nada consegue escapar dela, nem mesmo a luz. Os cientistas supõem que toda a matéria que seja absorvida pelos buracos negros é destroçada por sua força, reduzida a seus átomos originais e esmagada em um único ponto. 

Astrônomos já descobriram centenas de buracos negros em nossa própria galáxia, mas suspeitam que o número possa chegar a 100.000.000. Frente à enorme força destrutiva de um deles, a Terra seria inevitavelmente devastada. Depois que o planeta fosse arrebatado pela gravidade do corpo, não haveria nada que o homem fosse capaz de fazer para escapar. Mesmo antes do encontro com o buraco negro, a vida no planeta estaria ameaçada. Ao se aproximar do Sistema Solar, sua gravidade alteraria a órbita da Terra, a afastando ou aproximando do Sol, e jogaria asteroides e planetas uns contra os outros. 

Para que isso aconteça, no entanto, seria necessário que o Sistema Solar encontrasse um buraco negro errante, que estivesse vagando pela Via Láctea. Esse tipo de evento seria muito pouco provável, pois existem relativamente poucos desses corpos no espaço. O buraco negro mais próximo é chamado de Cygnus X-1, e fica a cerca de 8.100 anos-luz da Terra, longe o suficiente para que sua gravidade não tenha qualquer influência sobre o planeta. Embora eles não emitam luz, os cientistas podem inferir a localização de um buraco negro por meio de seu efeito nos corpos a sua volta – e não existe nenhum em rota de colisão com o Sistema Solar.
 
FONTE: Revista Veja/Ciência

Nenhum comentário: