quarta-feira, 18 de julho de 2012

AQUECIMENTO GLOBAL/NOTAS AMBIENTE ( Meio Ambiente ) "PARTE II"

Notas ambiente

Parede-jardimInaugurado no fim de 2011, o Parque Shopping Barueri, na Grande São Paulo, possui um dos maiores jardins verticais (ou ecoparedes) do mundo. São nada menos do que 734 m2 e 15,4 mil módulos de jardineiras, instalados pela empresa LifeHouse, especializada em construções sustentáveis. As vantagens incluem a retenção pluvial e o sequestro de CO2, amenizando as ilhas de calor no meio urbano. A LifeHouse prepara um dos maiores ecotelhados do Brasil no Shopping Iguatemi da av. Juscelino Kubitschek (São Paulo), que deverá abrir este ano.


Poluição andina
O Lago Titicaca, na divisa Bolívia-Peru, área andina que abriga sociedades agrícolas há milênios, enfrenta índices cada vez maiores de poluição, originária sobretudo de El Alto, a cidadedormitório colada a La Paz, a capital boliviana. Reduto de camponeses que mudam em busca de uma vida melhor, El Alto tem crescido 4% ao ano ao longo de duas décadas. Seu esgoto, lixo e resíduos industriais são despejados in natura no Rio Seco, que deságua no lago. Nas áreas próximas à foz do rio, a poluição reduziu severamente a pesca.

Cobra invasora
O sumiço de 90% dos mamíferos do Parque Nacional Everglades, na flórida, tem um culpado: o píton birmanês, uma cobra de cinco metros de comprimento e apetite notável. Trazida como animal de estimação da Ásia, ela foi introduzida no parque a partir de 1999, e logo se adaptou e se reproduziu. Guardas florestais já capturaram ou mataram 1.825 dessas cobras, mas o "feito" não baixou a taxa de reprodução. O US Fish and Wildlife Service quer impedir que pet shops importem o píton. Mas, para os políticos republicanos do Estado, isso só serviria para reduzir o número de empregos.

FONTE: Revista Planeta

Nenhum comentário: