quinta-feira, 19 de julho de 2012

AQUECIMENTO GLOBAL/NOTAS AMBIENTE ( Meio Ambiente ) "PARTE III"

Notas ambiente
Países mais verdes
Elaborada pelas universidades americanas Yale e Colúmbia, a versão 2012 do Environmental Performance Index classifica os países segundo o que fazem pelo meio ambiente, a partir de 22 indicadores relacionados ao uso sustentável dos recursos naturais e ao bem-estar do seu povo. A Suíça lidera, graças à qualidade do ar e da água, seguida por Letônia (pela manutenção eficiente da biodiversidade e dos hábitats naturais) e Noruega (pela boa qualidade do ar e da água, mas gestão deficiente da agricultura e da pesca). O Brasil ocupa o 30º lugar da lista de 132 países.

Vinhos sustentáveis
Começaram a ser implantadas neste semestre medidas do governo da Califórnia e da Aliança de Viticultores Sustentáveis do Estado para ajudar as vinícolas a manter sua produção com baixo impacto ambiental. As ações, que integram o Programa de Viticultura Sustentável, lançado em 2002, auxiliam os produtores a descobrir maneiras mais sustentáveis de usar a água, a terra e a energia elétrica.
Vila florestal planejadaA Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com o Bradesco, inaugurou em fevereiro a Vila Comunitária do Cujubim, na Reserva do Desenvolvimento Sustentável do Cujubim (AM). Situada às margens do Rio Jutaí, a 930 km de Manaus, a iniciativa, que envolve investimento de R$ 1,278 milhão, atende a uma demanda da comunidade por melhor qualidade de vida. Antes dispersos por três localidades distantes entre si, os 186 moradores ganharam, na vila, acesso a educação, saúde e geração de renda.

empresas + verdes

A Volkswagen vai construir sua segunda Pequena Central Hidrelétrica (PCH), Monjolinho. A nova PCH, situada no Rio Sapucaí (SP), deverá ser inaugurada em 2014 e a soma da sua produção com a da usina anterior responderá por 40% da energia usada pela empresa no país.


Acusado em 2006 pelo Greenpeace de estimular o desmatamento da Amazônia, o Grupo André Maggi, maior produtor de soja do mundo, conquistou o certificado internacional Forest Footprint Disclosure, concedido por alguns dos maiores fundos de investimento do planeta. É a primeira vez que uma empresa brasileira é líder de setor nessa iniciativa.




A Unilever lançou a Fundação Unilever, dedicada a melhorar a qualidade de vida nos países em que atua fornecendo higiene, saneamento, acesso à água potável, nutrição básica e desenvolvimento da autoestima. Cinco organizações ajudam na empreitada: Oxfam, PSI, Save the Children, Unicef e o Programa Mundial de Alimentos.



A Basf anunciou objetivos ambiciosos em meio ambiente, saúde e segurança. A empresa quer reduzir em 40% as emissões de gases-estufa por tonelada de produto vendido (a meta original era 25%) e usar na produção 50% de água potável a menos do que consumiu em 2010.


FONTE: Revista Planeta




Nenhum comentário: