quinta-feira, 12 de julho de 2012

RESERVA BIOLÓGICA DA SERRA NEGRA "Bioma/Caatinga" ( Pernambuco-BRASIL )

Reserva Biológica da Serra Negra

< Floresta  -  Inajá  -  Tacaratu >
BR 110 Km 40 - Baixa do Juazeiro  -  Lagoa GrandeLocalização
Está localizada entre os estados de Alagoas e Pernambuco.
Superfície
1.100 hectares

Bioma

Caatinga

Reserva Biológica da Serra Negra
Acesso
A Reserva está localizada na parte central do estado de Pernambuco. Fica às margens da estrada que liga Recife a Petrolândia, distante 16 km da rodovia BR-110.
Partindo-se de Recife, toma-se a BR-232 até Cruzeiro do Nordeste, em seguida, entra a esquerda pela BR-110, na direção de Petrolândia; ao chegar ao local conhecido como Baixa do Juazeiro (40 km após Ibimirim), entra-se à direita pela estrada municipal carroçável; ao percorrer 16 Km chega-se à Reserva.

Reserva Biológica da Serra Negra
Clima
O clima é tropical, com máxima precipitação pluviométrica no outono e mínima na primavera, com média anual de 300 a 500 mm.
A temperatura média oscila entre 22 a 38 ºC, com mínima de 18ºC.

Reserva Biológica da Serra Negra
Constitui o cume de elevação isolada, geomorfologicamente denominada "inselberg" de rochas Arqueanas, predominantemente granito-gnáissicas que se eleva do solo peneplanizado da região do entorno.

Reserva Biológica da Serra Negra
Flora
Apresenta uma verdadeira ilha de Floresta Tropical Pluvial, em pleno domínio de Caatinga. Espécies arbóreas características como o pau-ferro (Caesalpinia ferrea), pau-d'óleo (Copaifera trapezifolia), lacre, pau-d’arco-roxo (Tabebuia sp.) são encontrados na Reserva.

Pitombeira  -  Reserva Biológica da Serra Negra
Fauna
A ocorrência de representantes da avifauna das matas regionais como a juriti-gemedeira e o maracanã, além de várias espécies de mamíferos.

Maracanã  -  Reserva Biológica da Serra Negra
Fonte: Ibama

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre

Nenhum comentário: