quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AQUECIMENTO REDUZ GLACIARES NA PATAGÔNIA ( Meio Ambiente/Aquecimento Global )

Atualizado em quinta-feira, 8 de dezembro de 2011 - 06h51

Aquecimento reduz glaciares na Patagônia

Glaciar Jorge Montt, localizado no Campo do Gelo Sul da Patagônia chilena, apresenta redução mais veloz
Glaciar Jorge Montt foi o que apresentou maior redução na Patagônia  / Centro de Estudios Cientificos/ AFP Glaciar Jorge Montt foi o que apresentou maior redução na Patagônia Centro de Estudios Cientificos/ AFP
O glaciar Jorge Montt, localizado no Campo do Gelo Sul da Patagônia chilena, retrocedeu um quilômetro em um ano devido ao aquecimento global e às condições oceanográficas, afirmou nesta quarta-feira uma investigação realizada pelo CECs (Centro de Estudos Científicos) do Chile.


"O glaciar Jorge Montt é o que tem o recorde de retrocesso", disse o cientista do CECs, Andrés Rivera, durante a apresentação da pesquisa.


O estudo evidenciou que a estrutura do glaciar de 454 km2 "é uma das que apresentaram um maior afinamento e mais acentuada regressão no Hemisfério Sul", afirmou o especialista.


Mesmo assim, a redução do glaciar Montt significou mudanças na geografia dos mais de 13.000 km2 do Campo do Gelo Sul, a terceira maior superfície congelada do planeta atrás da Antártida e da Groenlândia.

Durante a década de 1990, o glaciar Montt sofreu um retrocesso de cerca de 7 km, mas nessa ocasião, o retrocesso "acelerou-se", o que produziu uma grande quantidade de blocos, completou Rivera.


A pesquisa foi realizada entre fevereiro de 2010 e janeiro deste ano, tempo no qual foram tiradas 1.445 fotos com duas câmeras instaladas perto do glaciar e programadas para disparar diariamente em quatro ocasiões.

FONTE: Band Notícias/Ciência

Nenhum comentário: