terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O FIM DO MUNDO, MITO OU REALIDADE ? ( " Assuntos Polêmicos " )

O fim do mundo, mito ou realidade?

Imagem cedida pela série "Apocalipsis Maya", transmitida pelo canal Discovery.
Os alarmes infundados sobre o fim do mundo se repetem continuamente, mas 2012 é especial. É o ano no qual termina "a conta longa" do calendário maia, uma data muito importante  para os matemáticos e os astrólogos de todos os tempos. Uns a interpretam como uma mudança de ciclo, mas outros pensam que a Terra vai acabar... Um enigma que se resolverá chegado o momento.

Para muitos, o fim do mundo tem dia, mês e ano: 21 de dezembro de 2012, quando a Terra vai deixar de existir como a conhecemos e a continuidade da espécie humana correrá risco ou, pelo menos, esse é o rumor que circula pela internet.

O calendário maiaO calendário Tzolkin, um dos 20 cálculos de tempo que os maias utilizavam, afirma que 2012 põe um fim ao que chamam de "a conta longa", um ciclo de tempo que começou em 3113 a.C.. Segundo Enrique de Vicente, jornalista especializado em temas paracientíficos desde 1968, este dado é relevante porque a cultura maia deixou um legado de conhecimento astral "tão preciso que assombra matemáticos e astrônomos".

2012, o rumor do fim do mundoEmbora o fim de um ciclo não represente a destruição da Terra, 2012 se transformou em um "ano apocalíptico", no qual alguns veem preocupações e outros negócios. Vicente, que além disso dirige a revista “Ano Zero”, publicação sobre esoterismo e ciências ocultas, afirma que "na rede há desinformação e os responsáveis são a onda de rumores e filmes como ‘2012’”.

Roland Emmerich, diretor desta produção e de outras como "Godzilla" e "O Dia Depois de Amanhã" é, segundo De Vicente, "um produtor de temas apocalípticos porque vendem e ele fez uma manipulação com esse interesse".

O especialista assinala que "Hollywood faz o que dá dinheiro e manipula muitas coisas ao serviço do sistema", mas a indústria cinematográfica não é a única que tem benefícios com a alarmante situação.

A contagem regressiva!Faltam pouco mais de 400 dias para que a famosa data chegue, embora o número exato e atualizado, com horas, minutos e segundos seja exibido em vários sites, que multiplicam suas visitas à medida que o tempo passa.

"Nos dias anteriores ao terremoto do Japão, este blog tinha cerca de 400 visitas diárias. Desde o dia do terremoto as visitas passaram das 4.000", afirma um dos posts de www.findelmundo.net, onde podem ser encontrados todo tipo de conteúdos referentes ao tema.

Perante o alarme fatídico, há quem se dedique a preparar a humanidade. Para isso, no blog “www.2012findelmundoverdad.com”, é oferecido o "Guia Dezembro 2012", que custa US$ 49,90 ou 38,89 euros, um preço razoável para que lhe digam "como ficar no alto depois da catástrofe".

Um pouco mais baratos são os bilhetes vendidos em “www.escapeearth2012.com”, cuja reserva assegura uma vaga na nave que viajará para um novo planeta quando a Terra for destruída. Estas questões podem provocar risos de muitos mas, no entanto, há quem foi contaminado pelo rumor alarmista.

A verdade maia
De Vicente assegura que "no Ocidente o número de pessoas que acreditam no fim do mundo é mínimo, no entanto essa tendência catastrofista é muito superior em outros lugares como Índia e Japão".

Na atualidade, assinala o especialista, "muitos maias, a maioria analfabetos, pensam que o mundo vai acabar, não porque seus sacerdotes tenham dito, mas porque este é o rumor que corre".

Como De Vicente destaca, "para os sacerdotes, 2012 não significa nenhuma destruição, mas uma mudança de consciência que interpretam como que o ser humano se considere parte da terra e do cosmos, porque, se não existe uma harmonia, tudo está ruim".

Realidade ou mito?Esta cosmovisão tem um sentido para Enrique de Vicente, que reflete sobre eventos recentes como os terremotos catastróficos da Indonésia, Japão e Chile, "três dos sete maiores acontecidos na história".

Embora o jornalista rejeite o famoso e atual rumor sobre o fim do mundo, reconhece que "o planeta está passando por um momento de transformação e haverá pessoas que vão tomar consciência e outras que não".

FONTE: Yahoo Notícias

Nenhum comentário: