segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

OS 10 MAIORES REVOLUCIONÁRIOS DA HISTÓRIA ( Curiosidades )

Os 10 maiores revolucionários da história

por Tiago Cordeiro
Viva la revolución! Conheça os líderes que chegaram ao poder, criaram novos países (em alguns casos) e sempre influenciaram outros povos pelo mundo
 
10- VIRACASACAS
Jean-Jacques dessalines (1758-1806)
Quando: 1804
Afetou: 430 mil pessoas
Anos antes dos movimentos de independência daAmérica Latina, um escravo nascido em Guiné venceuas tropas de Napoleão e transformou o Haitiem um país independente. Dessalines envolveu-secom grupos armados na adolescência e foi aclamado como imperador do novo país em 1804. Morreu dois anos depois, com fama de ditador, tentando conter um grupo de rebeldes.
9 -LIBERTADOR DA AMÉRICA
Simon Bolívar (1873-1930)
Quando: 1819
Afetou: 2,4 milhões de pessoas
Bolívar ajudou a libertar seis países (Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Venezuela e Peru). Além de liderar os exércitos locais contra a Espanha, ele também idealizou um país democrático, a Grã-Colômbia, que reunia os atuais Panamá, Venezuela, Equador e Colômbia. A nação surgiu em 1919 e rachou após sua morte.
8 - DERROTADO E INFLUENTE
Maximilien de Robespierre (1758-1794)
Quando: 1789
Afetou: 2,8 milhões de pessoas
Nenhum outro movimento foi tão influente quanto a Revolução Francesa, que teve este intelectual entre seus principais líderes. Curiosamente, na própria França, o movimento durou pouco, provocou milhares de mortes na guilhotina e acabou com Napoleão assumindo o poder. Mas os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade permaneceram.
7 - MANTEVE A TERNURA
Fidel Castro (1926-)
Quando: 1959
Afetou: 5,8 milhões de pessoas
Uma revolução é um movimento popular organizado para derrubar um governo – definição perfeita para a turma do Fidel. Começando com apenas 82 pessoas, ele atravessou Cuba, angariou apoio e chegou ao poder. O companheiro Che Guevara tentou repetir o exemplo no Congo e na Bolívia sem sucesso.
6 - O DONO DA CIDADE
George Washington (1732-1799)
Quando: 1776
Afetou: 2,5 milhões de pessoas
Após a guerra pela independência, o grande líder militar dos EUA foi também o primeiro presidente da nova nação. Para garantir que o país não fosse invadido, não se desmembrasse e também não se transformasse em uma federação, ele recorreu a toda a sua habilidade política. De quebra, ainda escolheu o lugar para construir a capital, batizada em sua homenagem.
5 - LIBERDADE OU MORTE
Guilherme de Orange (1533-1584)
Quando: 1579
Afetou: 2,4 milhões de pessoas
Se Holanda e Bélgica são hoje nações autônomas, é por obra deste homem. Orange iniciou o movimento para vencer o exército da Espanha, um dos mais poderosos da época. Ele morreu antes de ver os Países Baixos conseguirem a independência definitiva, que só viria em 1648. A bandeira de sua família inspirou a da Holanda.
4 - REVOLUÇÃO TIRÂNICA
Mao tsé-tung (1893-1976)
Quando: 1949
Afetou: 541 milhões de pessoas
Nem todo revolucionário é democrático – ele pode chegar ao poder com apoio popular e depois instalar uma ditadura. Foi o que aconteceu com Mao. O líder começou a reunir simpatizantes na China em 1927, atravessou o país na década de 1930 e apenas em 1949 levou os comunistas ao controle da nação. Ficou no poder até o fim de sua vida e foi o responsável direto pela morte de estimados 50 milhões de pessoas.
3 - VITÓRIA PELA PAZ
Mahatma Gandhi (1869-1948)
Quando: 1947
Afetou: 350 milhões de pessoas
É difícil imaginar uma revolução sem guerra, mas ele conseguiu. Com a política de não-violência, que durou 20 anos e o levou a encarar a prisão várias vezes, ele mobilizou a opinião pública internacional e criou condições políticas que permitiram que a Índia se tornasse independente depois de nove décadas dominada pelos ingleses.
2 - FOICE E MARTELO
Vladimir Lênin (1870-1924)
Quando: 1917
Afetou: 150 milhões de pessoas
Muitos dos maiores líderes da história não eram militares, mas intelectuais bons de papo, que conseguiam mobilizar as pessoas. Lênin era um jovem sem interesse por política e com uma carreira garantida na Rússia dos czares. Aos 16 anos, quando seu irmão foi preso por tentar matar o imperador Alexandre III, ele adotou o marxismo e liderou a revolução mais influente do século 20.
1 - UM GRANDE IMPERADOR
Júlio César (100-44 a.C.)
Quando: 44 a.C.
Afetou: 45 milhões de pessoas
Após vencer uma longa guerra civil contra o senador Pompeu, ele transformou a República Romana num império que só iria acabar oficialmente no ano 476. Foi uma mudança tão radical que levou os romanos, já muito poderosos, a reforçar seu exército e ocupar lugares tão distantes quanto a Inglaterra. Após 14 anos de governo e de grande popularidade, César foi assassinado, mas permaneceu influente: Roma continuou se expandindo e ajudou a moldar o Ocidente como nós o conhecemos.

FONTE: Revista Mundo Estranho

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Estou seguindo o seu blogue, amigo. O meu blogue é gerenciadopor uma agencia, estarei comunicando-a, a colocar o seu link, para ficar visivel à todos.
Um abraço