11/07/2011
-
12h04
Montadora dos EUA exibe 'carro bolha' elétrico sem motorista
DA BBC BRASIL
Um carro elétrico em formato de bolha, com apenas duas rodas, um
joystick de videogame no lugar do volante e sensores que permitem que o
veículo se mova sob controle do piloto automático, caso o motorista não
queira dirigir.
Assim é o EN-V, um carro futurístico criado pela montadora americana GM
(General Motors). O protótipo é a visão da empresa para a mobilidade
urbana no futuro.
O EN-V, uma abreviação de Electric Networked Vehicle (Veículo em Rede
Elétrica, em português), atinge velocidades de 40 quilômetros por hora.
A princípio, essa velocidade pode parecer perigosa, já que o carro não
possui air bag e para-choque., mas ele foi feito especialmente para
evitar colisões, afirma Tom Brown, do departamento de pesquisa e
desenvolvimento da GM.
BBC | ||
GM diz que motorista seria dispensado da tarefa de dirigir; protótipo identifica obstáculos com sensores e GPS |
"Ao contrário de carros convencionais, que são desenhados para proteger
passageiros e pedestres em casos de acidentes, o EN-V é mais parecido
com uma aeronave, em que se procura evitar qualquer tipo de acidente",
diz Brown.
O EN-V usa tecnologias como sensores giroscópicos inspirados nos Segways --os veículos motorizados de duas rodas.
SEM MOTORISTA
A grande novidade do "carro bolha" da GM são os sistemas que permitem
que ele detecte outros veículos e obstáculos ao redor com sensores,
câmeras e um GPS.
Com isso, os veículos não teriam de ser controlados pelos motoristas, e
os passageiros desfrutariam de outras atividades durante a viagem, como
dormir e trabalhar.
Brown diz que crianças, por exemplo, poderiam ser colocadas dentro do
veículo sem a presença de um adulto, e levadas para o colégio.
O EN-V só operaria no piloto automático em zonas onde todos os demais veículos também funcionassem sem motoristas.
A GM especula que se os veículos fossem popularizados, eles custariam um quinto do preço de um carro convencional.
Brown afirma que ainda não há planos concretos para comercializar a
tecnologia, mas diversas montadoras hoje em dia --como a BMW e a GM-- já
estão desenvolvendo produtos "v-to-v", que no jargão do setor significa
veículos que se comunicam com os demais carros.
FONTE: Folha.com/BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário