segunda-feira, 18 de julho de 2011

MUSEU DO PÊNIS NA ISLÂNDIA REÚNE ÓRGÃOS DE BALEIA A SER HUMANO ( Curiosidades )

11/07/2011 - 16h47

Museu do Pênis na Islândia reúne órgãos de baleia a ser humano

NINA LARSON
DA FRANCE PRESSE, EM HUSAVIK
O Museu do Pênis na Islândia, que exibe de falos gigantescos de baleias a microscópicos testículos do rato do campo, faz um verdadeiro inventário de modelos deste órgão sexual masculino de todas as (des) proporções existentes e acaba de pôr em exibição seu primeiro exemplar humano.

Halldor Kolbeins - 28.jun.2011/France Presse
Estatuetas de pênis no Museu do Pênis da Islândia
Estatuetas de pênis no Museu do Pênis da Islândia
Uma atração à parte é o pênis de uma grande baleia cachalote, que, pesando 70 kg e medindo 170 centímetros, flutua em formol. Segundo o curador, essa é apenas a parte externa do órgão sexual.
"Este é o maior", afirma o fundador e curador do museu, Sigurdur Hjartarson, apontando para um enorme tubo de acrílico que contém uma massa esbranquiçada, grande como um tronco.
"Na realidade, o pênis completo pode ter cinco metros e pesar entre 350 e 450 kg. Evidentemente, o animal do qual provém pesava cerca de 50 toneladas", explica rindo o diretor de escola aposentado.
Este item é apenas um dos 276 espécimes expostos e que procedem de 46 mamíferos da Islândia e de alguns convidados especiais estrangeiros. O museu, considerado o único do gênero do mundo, fica numa pequena aldeia pesqueira de Husavik, no litoral norte da Islândia.

Halldor Kolbeins - 28.jun.2011/France Presse
Gigante pênis de pedra fica na entrada do Museu do Pênis, na Islândia
Gigante pênis de pedra fica na entrada do Museu do Pênis, na Islândia
A sala está cheia de provetas e bocais de vidro de todas as formas e tamanhos imagináveis. Esses contêm membros de baleias, golfinhos, morsas, bodes, ratos e muitos outros animais.
Nesse templo da virilidade, longos exemplares secos decoram as paredes.
COLEÇÃO
Sigurdur Hjartarson iniciou sua estranha coleção em 1974. Ele afirma que ainda era criança quando ganhou um pênis seco de touro usado para atrair vacas para pastar. Em seguida, foi ganhando outros exemplares semelhantes.
Vinte e três anos depois, Hjartarson abriu um primeiro museu em Reykjavik, que, em 2004, ele transferiu para Husavik, dando notoriedade internacional a esse modesto povoado de 2.200 habitantes.
Todos os verões (o museu só abre de maio a setembro), cerca de 11 mil pessoas visitam o estabelecimento, e a frequência aumentou desde que um pênis humano foi acrescentado à coleção.
Trata-se do pênis que pertenceu a um indivíduo chamado Pall Arason, falecido em janeiro passado, aos 95 anos. Ele tinha prometido, em 1996, doar seu órgão sexual para a instituição.
"Tive que esperá-lo por 15 anos", brinca de novo Hjartarson, recordando seu amigo, que era um pioneiro do turismo islandês e um célebre sedutor.
Entusiasmado por baleias, Martin Thorsen, um visitante islandês de 42 anos, afirma que "se decepcionou muito com o exemplar do Homo sapiens".
"Não tem importância. Era de um idoso, mas logo terei um mais jovem, maior e mais bonito", afirma Hjartarson.
Ele já recebeu promessas de doação de um britânico e de um alemão, isso sem esquecer um norte-americano que prometeu doar sua "peça" ainda em vida.
Htartarson não decidiu ainda se doará seu próprio membro ao museu. Tudo depende de quem morrer primeiro, ele ou a esposa.
"Se for ela, meu espécime fará parte da coleção. Mas, se for eu, não sei. Ela poderá negar-se a doá-lo", confessa divertido. 

FONTE: Folha.com/Turismo

Halldor Kolbeins - 28.jun.2011/France Presse
Tubos e contêineres de vidro guardam membros de vários animais no museu islandês
Tubos e contêineres de vidro guardam membros de vários animais no museu islandês

Nenhum comentário: