terça-feira, 25 de outubro de 2011

ESCAVAÇÃO DA "PEDRA DO ALEXANDRE", ( Sítio Arqueológico situado no município de Carnaúba dos Dantas/Rio Grande do Norte-BRASIL ) REALIZADA POR UMA EQUIPE DE ARQUEOLÓGOS DA UFPE / "FOTOS/TEXTO" ( Arqueologia Carnaubense )

      No ano passado,  estive acompanhando de perto a segunda campanha arqueológica, realizada pela Equipe de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, ao Sítio Cemitério " Pedra do Alexandre", tendo à frente, a Arqueóloga Cláudia... .
 
     Na referida "campanha", foram encontrados além de alguns "Vestígios Arqueológicos", três "corpos" de "antigos habitantes" que outrora foram sepultados no citado local.

    Os "corpos", são na verdade antigos "Enteramentos Indígenas", e que datam de aproximadamente 10 000 anos "Antes do Presente".

    Vale salientar ainda, que na campanha anterior (realizada pela equipe da arqueóloga Gabriela Martin na década de 90 no mesmo "Sítio"), foram "exumados" 28 esqueletos... e o mais antigo datava de 9 400 anos antes do presente ( um enterramento secundário de uma criança de aproximadamente 05 anos )

Esqueleto Indigena "repousando" no seu "jazigo" antes de ser retirado pelos arqueólogos da UFPE

LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA PEDRA DO ALEXANDRE:

. O Sítio Arqueológico "Pedra do Alexandre", é um abrigo sob-rocha em "micaxisto", detentor de alguns painéis com Pinturas Rupestres da Tradição Nordeste/Sub-tradição Seridó, e no seu sub-solo foram desenterrados alguns  "enterramentos pré-históricos",  de antigos povos que habitaram o Vale do Rio Carnaúba há pelo menos 10 000 anos atrás. O mesmo está situado em terras do  município de Carnaúba dos Dantas-RN/BRASIL, precisamente no Povoado Ermo (distando  cerca de 12 Km do centro da cidade).

DATA DA ESCAVAÇÃO:

. 12 Abril de 2010

Carnaúba dos Dantas, 24 de Outubro de 2011
Atenciosamente,
Dean Carvalho


FONTE e FOTOS: Dean Carvalho/Explorador do Sertão

VEJA GALERIA DE FOTOS:










                                                                              

Nenhum comentário: