domingo, 18 de setembro de 2011

BRASIL TEM 16 LOCAIS CANDIDATOS À LISTA DE GEOPARQUES DA UNESCO ( Turismo Mundial )

16/09/2011 - 19h54

Brasil tem 16 locais candidatos à lista de geoparques da Unesco

DA EFE, EM PARIS
O geoparque Bodoquena-Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e a região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, fazem parte dos 16 novos lugares que almejam integrar a Rede Mundial de Geoparques.
As candidaturas são examinadas pela Mesa da Rede Mundial de Geoparques Nacionais durante a Conferência de Geoparques Europeus, realizada entre esta sexta-feira e domingo (16 a 18 de setembro), na Noruega.
A informação foi divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Silvio Cioffi-mai.1998/Folhapress
Formação de rocha escarpada em Langkawi, na Malásia
Formação de rocha escarpada em Langkawi, na Malásia
"Os lugares que aspiram à denominação [na lista mundial] de geoparques devem possuir um patrimônio geológico de importância, uma sólida estrutura de gestão e uma estratégia de desenvolvimento econômico baseado em um turismo sustentável", afirmou a agência da ONU com sede em Paris.
Junto às candidaturas brasileiras, outros parques também desejam fazer parte desse grupo, como a Serra Norte de Sevilha e o parque Villuercas Ibores Jara, na Espanha; os Alpes Cárnicos, na Áustria; Hong Kong e Tianzhu Shan, na China; Bauges e Chablais, na França; entre outros.
Criada em 2004 sob os cuidados da Unesco, a Rede Mundial de Geoparques Nacionais possui até o momento 78 lugares, de 26 países diferentes.
A Rede Mundial traz lugares como a ilha de Langkawi, onde se pode observar a formação rochosa mais antiga da Malásia; a floresta petrificada da ilha de Lesbos, na Grécia, e as crateras vulcânicas de Vulkaneifel, na Alemanha. 

FONTE: Folha.com/Turismo

Nenhum comentário: