quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NASA PROVA QUE FIM DE DINOSSAUROS NÃO FOI CULPA DO BAPTISTINA ( Astronomia )

20/09/2011 - 10h09

Nasa prova que fim de dinossauros não foi culpa do Baptistina


DE SÃO PAULO
Atualizado às 15h15.
Observações do telescópio espacial Wise indicam que um asteroide da família Baptistina não é responsável pelo fim dos dinossauros.
Com a prova oficial da Nasa (agência espacial americana), um dos grandes mistérios sobre a extinção dos animais pré-históricos permanece aberto.

Há evidências de que um grande asteroide atingiu a Terra há aproximadamente 65 milhões de anos, como uma enorme cratera no golfo do México.
Segundo um outro estudo de 2007, um objeto teria se chocado com um asteroide de proporções gigantescas, conhecido como Baptistina, no cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter. Essa batida formou uma série de fragmentos, alguns com o tamanho de montanhas, que vagaram livremente no espaço.
Em 2010, astrônomos do Rio também "inocentaram" o asteroide. "Não tem nenhuma chance de ter sido ele", disse na época Jorge Carvano, astrônomo do ON (Observatório Nacional).
A colisão teria acontecido, em uma primeira hipótese, há 160 milhões de anos, mas na verdade ocorreu 80 milhões de anos atrás, segundo a Nasa. Ou seja, não daria tempo dele se deslocar até a Terra na data que se acredita que os dinos morreram.
A foto que ilustra esta página mostra como seria o asteroide perdido em imagem divulgada nesta terça-feira. 

FONTE: Folha.com/Ciência


JPL-Caltech/Nasa/Reuters
Ilustração artística mostra como seria asteroide que se soltou do cinturão que existe entre Marte e Júpiter
Ilustração artística mostra como seria asteroide que se soltou do cinturão que existe entre Marte e Júpiter

Nenhum comentário: