quarta-feira, 21 de setembro de 2011

COM 140 METROS DE ALTURA, FONTE SUIÇA "JET D'EAU" COMPLETA 120 ANOS ( Turismo Mundial )

20/09/2011 - 07h48

Com 140 m, fonte suíça Jet d'Eau completa 120 anos

SARA GÓMEZ ARMAS
DA EFE, EM GENEBRA

O monumento mais representativo de Genebra, Suíça, o Jet d'Eau ("Jato d´Água", em tradução do francês), a fonte de 140 metros, visível em quase todos os pontos da cidade, celebra neste ano seu 120º aniversário.
"Se Nova York tem a Estátua da Liberdade e Paris a Torre Eiffel, em Genebra temos o Jet d'Eau", afirmou Gérard Luyet, funcionário da SIG, empresa que administra o sistema de água da cidade e é proprietária do monumento.
A data oficial de seu nascimento é o dia 2 de agosto de 1891, quando foi declarado monumento pela prefeitura de Genebra.

Efe/SIG/Jay Louvion
Jet d'eau, monumento mais representativo de Genebra
Jet d'eau, monumento mais representativo de Genebra
A criação do Jet d'Eau remonta a 1886, época na qual esta cidade, situada nas margens do rio Ródano e banhada pelo lago Léman experimentava sua expansão industrial.
Nesse ano, foi construída a fábrica hidráulica de Coulouvrenière, que distribuía água aos lares e às indústrias de Genebra. Mas à noite, quando o consumo de água era menor, a instalação acumulava muita pressão, o que obrigava os maquinistas a parar a distribuição de vez em quando para diminuí-la.
A solução definitiva para o problema foi criar uma saída alternativa para a água: um jato ascendente de 30 metros de altura no rio Ródano, uma obra de engenharia que rapidamente chamou a atenção da população local.
Diante da curiosidade despertada por esse pequeno jato de água, a prefeitura de Genebra, em 1891, por ocasião do 600º aniversário da Confederação Helvética, decidiu deslocá-lo a um lugar mais visível da cidade --o centro do lago--, triplicando suas dimensões até os 90 metros de altura e o declarou monumento da cidade.
Atualmente, o Jet d'Eau alcança 140 metros de altura e impulsiona 500 litros de água por segundo. Domina a vista resplandecente da cidade, a mais repetida nos postais das lojas de souvenires.
COREIA DO SUL
Não é o mais alto do mundo --existe um em Seul, Coreia do Sul, de 200 metros--, mas é um dos mais antigos e o único "integrado ao ambiente urbano", o que o transforma em visita obrigatória de todo turista.
Segundo Luyet, uma das particularidades do Jet d'Eau é ser um monumento "vivo", já que lança suas águas para o alto e dança ao ritmo da brisa, "adotando diversas formas em função das condições meteorológicas da cada dia".
"Sua matéria-prima é a natureza, já que são a água e o vento que moldam seu aspecto esbranquiçado e suas formas variáveis", detalhou.
Seu espetáculo começa toda manhã às 9h, quando algum dos cinco empregados aposentados da SIG que trabalham agora como voluntários aperta o botão vermelho que aciona o jato.
A água flui rumo ao céu de maneira ininterrupta --se as condições meteorológicas permitirem--, até as 22h, quando a cidade vai dormir e seu símbolo mais representativo descansa até que o botão vermelho o ative novamente. 

FONTE: Folha.com/Turismo


Salvatore Di Nolfi-13.jun.2011/Efe
Jet d'Eau iluminado de vermelho durante comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, em Genebra (Suíça)
Jet d'Eau iluminado de vermelho durante comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, em Genebra (Suíça)

Nenhum comentário: