sábado, 17 de setembro de 2011

"É PRECISO DIFUNDIR A COMPAIXÃO E A PIEDADE", DIZ DALAI-LAMA EM SÃO PAULO ( Mundo )

17/09/2011 - 12h44

"É preciso difundir a compaixão e a piedade", diz dalai-lama em São Paulo


LAURA CAPRIGLIONE
DE SÃO PAULO

Atualizado às 13h05.
Em sua única atividade gratuita durante a visita ao Brasil, o dalai-lama disse na manhã deste sábado no Pavilhão de Convenções do Anhembi, em São Paulo, que para universalizar os valores morais e éticos cruciais para o século 21 é preciso difundir a compaixão e a piedade mesmo entre aqueles que não são adeptos de religião alguma.

Marlene Bergamo/Folhapress
Em único evento gratuito durante sua passagem pelo Brasil, dalai-lama falou sobre compaixão e piedade
Em único evento gratuito durante sua passagem pelo Brasil, dalai-lama falou sobre cultivar compaixão e piedade
Antes de dar início à palestra "Convivência responsável e solidária", o líder máximo tibetano foi recebido com fortes aplausos e gritos emocionados, numa ovação ao estilo do Rock in Rio.
Quando foi anunciada a presença de Gilberto Kassab, o clima de Rock in Rio continuou, mas da maneira inversa. O prefeito de São Paulo foi recebido sob intensas vaias da plateia, comportamento descrito por uma religiosa como "bem pouco budista".
Outras personalidades prestigiaram o dalai-lama, entre elas os reitores da USP, João Grandino Rodas, e da Universidade Nove de Julho (Uninove), Eduardo Storópoli.
O líder religioso, que chegou pontualmente às 9h30 para abrir os trabalhos no Anhembi, falou sobre a necessidade de cultivar os valores da compaixão e da piedade.
Segundo o dalai-lama, as religiões já fazem isso --todas elas-- mas ele fez questão de ressaltar que grande parte da populaçaõ mundial não é adepta de nenhuma tradição religiosa e que é importante levar isso em consideração.
"É preciso envolvê-las no cultivo desses valores, e isso pode ser feito por meio da educação e do conhecimento laico. Só assim poderemos universalizar os valores morais e éticos necessários no século 21", disse.
O dalai-lama encerrou sua palestra às 11h30 e dirigiu-se ao World Trade Center de São Paulo, na zona sul da cidade, onde deve se reunir à tarde com religiosos para falar sobre o cultivo de emoções construtivas.
O encontro tem previsão de ser encerrado às 15h30. 

FONTE: Folha.com/Mundo 

Nenhum comentário: