quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NO DIA DA ÁRVORE, CONHEÇA CINCO ÁRVORES FAMOSAS ( Curiosidades )

21/09/2011 - 14h52

No Dia da Árvore, conheça cinco árvores famosas

DE SÃO PAULO
Elas nos dão sombra, servem para incrementar a brincadeira e ficam lindas nas paisagens. Hoje, 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. É o momento ideal para lembrar tudo de bom que as plantas fornecem à nossa vida. Que tal, além disso, ainda conhecer cinco árvores superfamosas?
Douglas Cometti-25.abr.2010/Folhapress
ORG XMIT: 484201_0.tif O maior cajueiro do mundo, com cerca de 8500 quadrados, em Pirangi, região metropolitana de Natal, RN. Em 1994, o cajueiro entrou para o Guiness Book. (Pirangi, RN. 25.04.2010. Foto de Douglas Cometti/Folhapress)
O maior cajueiro do mundo, com cerca de 8.500 m quadrados, em Pirangi, região metropolitana de Natal, RN
VELHINHA BRASILEIRA
Árvore vive muito mais do que gente. A mais antiga do Brasil tem mais ou menos 3 mil anos de idade. Ela é um jequitibá-rosa e fica no Parque Estadual do Vassununga, no Estado de São Paulo. Superaltona, tem mais de 40 metros de altura -mais do que um prédio de dez andares!
GIGANTE AMERICANA
Imagine se deparar com uma árvore de 115 metros de altura! Pois é quanto mede uma sequoia gigante que fica no parque nacional Redwood, ao norte de São Francisco, nos Estados Unidos. As sequoias são árvores que se destacam por seu tamanho e por sua duração. Algumas são tão fortes que dá para cavar um túnel para carros em sua base. Nos Estados Unidos, há, ainda, uma sequoia que tem mais de 4.600 anos.
MAIOR CAJUEIRO
No Rio Grande do Norte, vive o maior cajueiro do Brasil. Ele ocupa uma área de cerca de 8.500 metros2, mais do que um campo de futebol! Tem mais ou menos cem anos de vida. Com seu tamanho, produz mais de 60 mil cajus por ano -haja suco!
DA VIDA
Uma árvore consegue nascer no meio do deserto? A Árvore da Vida, em Bahrein, no Oriente Médio, conseguiu. Acredita-se que ela tenha mais de 400 anos e é um mistério como sobrevive em meio à areia, sem água por perto para alimentá-la.
DE HERÓI
Na Floresta de Sherwood, na Inglaterra, fica a Major Oak, a árvore viva mais antiga da floresta. Trata-se de um carvalho, e ele é tão grande que dizem que o próprio Robin Hood se escondia perto dele. 

FONTE: Folha.com/Folhinha

Nenhum comentário: