sábado, 25 de junho de 2011

CIENTISTAS CONFIRMAM AUTENTICIDADE DE FÓSSIL DE 13 MIL ANOS DE IDADE ( Arqueologia )

23/06/2011 - 19h43

Cientistas confirmam autenticidade de fóssil de 13 mil anos de idade

Em Miami, EUA

O osso fóssil com um rústico desenho de um mastodonte ou mamute em sua superfície encontrado em Vero Beach, na Flórida, é autêntico, o que transforma a peça na mais antiga das Américas, com pelo menos 13 mil anos de idade.
Segundo o artigo publicado no "Journal of Archaeological Science", os testes realizados por especialistas da Universidade da Flórida (UFA) e do Museu de História Natural do Museu Smithsonian confirmaram a autenticidade do fóssil e da gravura após diversos e cuidadosos exames.
"Nenhum dos testes foi capaz de demonstrar que o fóssil e a talha são falsos", disse à Agência Efe Barbara Purdy, ex-professora de Antropologia da UFA, que dirigiu a pesquisa.
Os cientistas da UFA estimam que a gravura pode remontar à última idade de gelo, milhares de anos antes da construção de Stonehenge, o círculo de grandes blocos de pedra na Inglaterra.
A gravura talhada no osso mostra um mamute caminhando e "é o mais antigo e único exemplo conhecido de arte na era glacial que desenha um proboscídeo (animais com trompa) nas Américas", assinalou em comunicado o Smithsonian.
A peça foi descoberta em 2006 por James Kennedy, de 39 anos, um colecionador de fósseis amador que encontrou este fragmento em um terreno próximo à jazida arqueológica de Old Vero, onde foram encontrados ossos humanos em escavações realizadas entre 1913 e 1916.
A autenticidade da peça é uma prova irrefutável de que a Flórida esteve habitada por seres humanos na era glacial e que estes conviveram com mamíferos como mastodontes e mamutes.
Para Dennis Stanford, antropólogo do Museu de História Natural do Smithsonian, membro da equipe pesquisa, este é um "descobrimento incrível", já que "há centenas de gravuras de proboscídeos em paredes de cavernas ou em ossos na Europa, mas nenhum na América até agora", ressaltou.
O fóssil de 38 centímetros de comprimento corresponde a um fragmento de osso de um animal mamífero, provavelmente um mastodonte ou um mamute, mas não foi possível precisar o diagnóstico devido às condições da peça.
Bárbara Purdy apontou que a autenticidade das gravuras tinha despertado "considerável ceticismo" até que foi "examinado exaustivamente" por arqueólogos, paleontólogos, antropólogos e engenheiros.
Por causa dos descobrimentos em Old Vero, a cidade de Vero Beach e o condado de Indian River aprovaram uma série de resoluções para proteger a jazida arqueológica.

FONTE: UOL Notícias/Ciência

Nenhum comentário: