sexta-feira, 17 de junho de 2011

ESGOTO DE CIDADE SOTERRADA REVELA SEGREDOS SOBRE À ROMA ANTIGA ( Arqueologia )

16/06/2011 - 13h26

Esgoto de cidade soterrada revela segredos sobre Roma Antiga

Duncan Kennedy
Em Roma

  • Arqueólogos fazem descobertas sobre a vida dos moradores de cidade vizinha de Pompeia
    Arqueólogos fazem descobertas sobre a vida dos moradores de cidade vizinha de Pompeia
Arqueólogos britânicos estão descobrindo como os romanos viviam há dois mil anos por meio de análises de excrementos encontrados sob uma cidade soterrada pelo Vesúvio.
As fezes e outros detritos foram retirados de um túnel com 86 metros de comprimento que pertencia ao sistema de esgotos da cidade de Herculano.
Vizinha de Pompeia, a cidade também foi coberta de lava após uma erupção do vulcão Vesúvio que soterrou assentamentos na costa oeste da Itália no ano 79 DC.
Os especialistas do Herculaneum Conservation Project acreditam que este seja o maior depósito de excrementos da Roma Antiga já encontrado.
As nove toneladas de detritos, contendo uma variedade de informações preciosas, foram armazenadas em 750 sacos e vêm sendo estudadas minuciosamente pela equipe.
Ao comparar os excrementos encontrados em diferentes pontos do túnel aos prédios localizados acima - como lojas e casas - os cientistas estão estabelecendo que tipo de alimento os moradores comiam e quais eram suas profissões.
A análise revelou, por exemplo, que os habitantes da Roma Antiga comiam muitos legumes e verduras. Uma amostra também continha um alto índice de leucócitos (células do sistema imunológico humano), indício de infecção por uma bactéria - dizem os cientistas.
Os arqueólogos também encontraram no esgoto de Herculano artigos de cerâmica, uma lamparina, 60 moedas, contas de colar e um anel de ouro com uma pedra preciosa.

FONTE: UOL Notícias

Nenhum comentário: