domingo, 12 de junho de 2011

SATÉLITE QUE MEDIRÁ SALINIDADE DOS OCEANOS NA TERRA É LANÇADO ( Espaço )

10/06/2011 - 14h19

Satélite que medirá salinidade dos oceanos na Terra é lançado


DA ASSOCIATED PRESS
O foguete Delta 2 que carrega o satélite de observação Aquarius, cuja missão é medir a salinidade das águas oceânicas terrestres, partiu nesta sexta-feira da base aérea de Vandenberg, na Califórnia.
A ignição, às 11h30 (horário de Brasília), ocorreu com um dia de atraso ao cronograma de lançamento. A adiamento por 24 horas serviu para que os engenheiros pudessem rever os planos de voo.
O monitoramento dos níveis de sal nos oceanos será feito durante três anos. Os instrumentos da Aquarius são tão sensíveis e precisos, que são capazes de detectar as menores mudanças mesmo a vários quilômetros abaixo do mar.

Bill Ingalls/Associated Press
Lançamento do foguete Delta 2 da base aérea na Califórnia; ele leva o satélite de observação Aquarius
Lançamento do foguete Delta 2 da base aérea na Califórnia; ele leva o satélite de observação Aquarius
O propósito do estudo é prever mudanças climáticas no futuro e fenômenos como as correntes do El Nino e de La Nina, que interferem diretamente no tempo.
A missão também pretende registrar, com câmeras, ocorrências ambientais como erupções vulcânicas e incêndios florestais.
A pesquisa é bancada por uma parceria internacional que envolve a Nasa (agência espacial dos EUA), o Brasil, o Canadá, a França e a Itália. A nave é de fabricação argentina.
Este também é o primeiro de cinco lançamentos espaciais da Nasa que serão realizados pela United Launch Alliance, empresa que reúne os fabricantes de foguetes Lockheed Martin e Boeing. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: