domingo, 12 de junho de 2011

VACA CLONADA NA ARGENTINA PRODUZIRÁ LEITE MATERNO ( Clonagem )

10/06/2011 - 09h29

Vaca clonada na Argentina produzirá leite materno


Um instituto argentino anunciou a criação da primeira vaca clonada transgênica que incorpora genes humanos com o objetivo de produzir leite com propriedades nutritivas semelhantes às do leite materno.
Chineses criam vacas que produzem leite materno humano
"A vaca clonada, que se chama Rosita ISA, é o primeiro bovino naquele país a obter genes humanos incorporados ao seu código genético, que são capazes de codificar as proteínas presentes no leite materno", disse o INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária) por meio de um comunicado.
A vaca foi apresentada em teleconferência com a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde a presidente Cristina Kirchner disse ter rejeitado a "homenagem" de ter a vaca batizada com seu nome.

Efe
Ministro da Agricultura, Gado e Pesca da Argentina, Julián Dominguez (de terno), em foto com a vaca clonada
Ministro da Agricultura, Gado e Pesca da Argentina, Julián Dominguez (de terno), em foto com a vaca clonada
"Vieram me dizer que o nome seria Cristina, mas que mulher gostaria de ter seu nome numa vaca? Por isso me pareceu mais apropriado que a batizassem de Rosita", disse a presidente.
Rosita ISA nasceu em 6 de abril, por cesariana, devido ao seu peso excessivo (45 kg). "Geralmente os bovinos da sua raça (Jersey) não passam de 22 kg", divulgou o instituto.
"O objetivo é elevar o valor nutritivo do leite bovino pela produção da proteína lactoferrina [é antibacteriana e antiviral] e da lisozima [também atibacteriana]", disse em entrevista a jornalistas Adrián Mutto, um dos pesquisadores.
A clonagem realizada pelo INTA teve a participação da Universidade Nacional de San Martín. 

FONTE: UOL Notícias/Ciência

Nenhum comentário: