segunda-feira, 6 de junho de 2011

FESTIVAL EM NOVA YORK DESMITIFICA CIÊNCIA DURANTE CINCO DIAS ( Mundo )

02/06/2011 - 14h12

Festival em Nova York desmitifica ciência durante cinco dias


DA EFE
O Festival Mundial da Ciência retornou a Nova York para tornar a ciência e seus mistérios mais compreensíveis a mais de 150 mil pessoas esperadas nas 50 atividades programadas em sua quarta edição.
Durante os próximos cinco dias, nova-iorquinos e turistas poderão participar de conferências, debates, projeções e oficinas organizados para todo tipo de público em diferentes pontos da cidade.
O objetivo é desmitificar os fenômenos científicos e aproximar o público das leis que regem a natureza, colocando-as a toda prova, explicaram os organizadores.
O festival reunirá personalidades variadas como o Nobel de Física em 1979, Steven Weinberg; o guitarrista americano Pat Metheny, ganhador de 17 prêmios Grammy, e até Watson, o supercomputador da IBM que venceu dois seres humanos no "Jeopardy!", famoso programa de perguntas e respostas da TV americana.

Patrick Bolger/Efe
Performer posa dentro de uma cápsula de som e imagens; equipamento faz parte de Festival Mundial da Ciência
Performer posa dentro de uma cápsula de som e imagens; equipamento faz parte de Festival Mundial da Ciência
ABERTURA
O ator Alan Alda, grande entusiasta da ciência e presença habitual no evento, abriria o evento na quarta-feira (1º) com uma peça de sua autoria sobre a vida de uma das cientistas mais conhecidas da história, Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Nobel.
Entre as curiosas atividades programadas para esta semana, uma sessão explicará por que é possível que o mundo físico que conhecemos seja na realidade uma projeção, similar a um holograma; enquanto outra estabelecerá as relações entre genialidade e loucura.

Patrick Bolger/Efe
Homem testa câmara de sono durante Festival Mundial de Ciência, em Nova York, que dura cinco dias
Homem testa câmara de sono durante Festival Mundial de Ciência, em Nova York, que dura cinco dias
Em outra sessão, o gerontologista Aubrey de Grey defenderá sua teoria que em breve será possível evitar que alguém "morra de velhice", deter o envelhecimento e também revertê-lo. Grey acredita que já nasceu gente no mundo que chegará a viver mil anos.
Sexualidade, memória, matemática e até criptografia (por meio da participação da NSA, a Agência Nacional de Segurança americana especializada em comunicações codificadas) são outros dos temas abordados pelo festival.
Quem visitar o evento terá ainda a oportunidade de escutar James Watson, um dos pais da biologia molecular e agraciado em 1962 com o Prêmio Nobel de Medicina por sua teoria da "dupla hélice" para a estrutura do DNA. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: