sexta-feira, 24 de junho de 2011

ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO ( O Coração )

Coração humano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vista frontal do coração humano.
O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundosrepouso. Bate cerca de 100 000 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 l de sangue.[1] em
Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.

Índice

[esconder]

[editar] Circulação, localização e posição


O coração humano visto posteriormente.
O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa torácica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio), sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.
O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculo-ventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue). A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão muscular que, no ser humano, tem o tamanho aproximado de um punho fechado.

[editar] Constituição


Algumas artérias coronárias do coração humano.
A parte musculosa do coração tem o nome de miocárdio ou músculo cardíaco.
O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão os átrios, divididos entre direito e o esquerdo, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo.
Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas válvulas. As válvulas também servem de meio de comunicação entre os átrios e os ventrículos.
A parte direita do coração está separada da parte esquerda por um septo muscular.
PAREDES DO CORAÇÃO:
O coração está envolvido pelo pericárdio,um saco membranoso composto por duas camadas. Entre essas duas camadas acha-se um espaço que contem um liguido seroso, que lubrifica a superfície do coração, protegendo-o de traumas e atritos. Separa o coração dos pulmões e das paredes do tórax. A parede do coração propriamente dito consiste de tres camadas: O epicárdio é a camada externa lisa; o miocárdio é a camada muscular média, espessa; é responsável pela ação de bombeamento cardíaco. É capaz de trabalhar ininterruptamente. O endocárdio é a membrana que reveste o interior do coração, entra em contato com o sangue.
Externamente, encontramos a circulação coronariana, formada pelas artérias e veias coronárias, sendo estas primeiras originárias da aorta, levam o sangue oxigenado para toda a musculatura do coração.

[editar] Funcionamento

Heart numlabels.svg
  1. Átrio direito
  2. Átrio esquerdo
  3. Veia cava superior
  4. Aorta
  5. Artéria pulmonar
  6. Veia pulmonar
  7. Valva mitral (aurículo-ventricular)
  8. Valva aórtica
  9. Ventrículo esquerdo
  10. Ventrículo direito
  11. Veia cava inferior
  12. Valva tricúspide (aurículo-ventricular)
  13. Valva aorta (pulmonar)
O coração está constantemente a contrair e a relaxar(esse processo é chamado de sístole e diástole), para bombear todo o sangue do nosso corpo. É uma bomba hidráulica, em que os tubos de saída são as artérias e os tubos de entrada as veias; o líquido que anda a circular é o sangue. Seu sincronismo atua como se fossem duas bombas trabalhando simultaneamente. Uma das bombas engloba a átrio direito e o ventrículo direitos e a outra a átrio esquerdo e o ventrículo esquerdos. A função do átrio e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece de oxigênio. Por outro lado, o átrio e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio para todas as partes do corpo.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: