sexta-feira, 24 de junho de 2011

TREMORES DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGEM O PACÍFICO NA REGIÃO DO ALASKA ( Mundo )

24/06/2011 - 01h45

Tremores de grandes proporções atingem o Pacífico na região do Alasca


DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Um terremoto de magnitude 7.4 atingiu o Oceano Pacífico nesta quinta-feira a uma distância de 172 km ao leste de Atka, no Alasca, e uma profundidade de 40 km. Um alerta de tsunami, que teria sido posteriormente cancelado, foi feito para partes da região litorânea do Alasca, segundo informaram algumas agências.
Uma segundo tremor de magnitude 7.2 atingiu a mesma região na mesma profundidade, cerca de meio minuto depois, segundo um órgão de pesquisa geológica dos EUA.
O alerta de tsunami valeu para a área litorânea do Alasca que vai das regiões de Unimak Pass até Amchitka Pass, disse um centro de alerta de tsunamis do Alasca e da Costa Oeste.
Isso deixou a costa da península do Alasca e toda a região continental fora de perigo.
O centro monitora riscos de tsunamis apenas na costa Oeste da América do Norte, da fronteira mexicana até o Alasca.
Um aviso de tsunami significa que todos os residentes da costa na área de perigo que estão próximos à praia ou em regiões próximas ao nível do mar devem ir imediatamente para regiões mais elevadas, e longe de entradas e portos de areia no litoral, incluindo ambientes fechados muito próximos ao mar.
Terremotos desse tamanho e magnitude são conhecidos por gerar tsunamis. As ondas do tsunami estavam previstas para chegar em Adak às 8h12 (horário local). 

FONTE: Folha.com/Mundo

Nenhum comentário: