quinta-feira, 23 de junho de 2011

IRÃ DIZ QUE EM BREVE LANÇARÁ CÁPSULA COM MACACO AO ESPAÇO ( Espaço)

18/06/2011 - 17h24

Irã diz que em breve lançará cápsula com macaco ao espaço


DA EFE, EM TEERÃ
O Irã anunciou neste sábado (18) que planeja enviar três novos foguetes ao espaço nos próximos meses, incluindo um no qual poderia viajar um símio, para avançar em seu propósito de enviar um homem ao espaço por volta de 2020.
O anúncio, feito pelo chefe do programa espacial iraniano, Hamid Fazeli, ocorre dias depois de o país pôr em órbita seu segundo satélite "de fabricação nacional", batizado "Rashad".
Após o bem-sucedido lançamento do Rashad, o próximo objetivo é enviar ao espaço o Kavoshgar 5, que levará a bordo animais, explicou em declarações à agência 'Irna', nas quais precisou que "este ser vivo é um tipo de macaco especial, pequeno, um Rhesus, que tem boa resistência".
O novo satélite, cujo peso será de cerca de 285 quilos, será lançado entre 22 de julho e 22 de agosto.
Na última quarta-feira (15), o Irã deu um passo adiante com o lançamento do satélite "Rashad", que orbitará em torno da terra durante 40 dias.
O programa espacial iraniano é visto com suspeita pelas grandes potências, já que algumas das aplicações para o lançamento de satélites servem também para melhorar o sistema dos mísseis balísticos. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: