quinta-feira, 30 de junho de 2011

VESPA PARASITA TRANSFORMA JOANINHA EM GUARDA-COSTAS "ZUMBI" ( Curiosidades do Mundo Animal )

30/06/2011 - 08h17

Vespa parasita transforma joaninha em guarda-costas 'zumbi'

DA BBC BRASIL
Cientistas canadenses descobriram que uma espécie de vespa parasita consegue se proteger de seus predadores durante a fase de casulo ao transformar joaninhas em guarda-costas "zumbi".
Os pesquisadores da Universidade de Montreal descobriram que, depois que uma vespa fêmea consegue injetar seu ovo na joaninha, a larva se alimenta dos tecidos internos do inseto. Em alguns casos, a joaninha, parcialmente paralisada, continua sentada no parasita, enquanto ele se desenvolve em um casulo.
Fanny Maure/Universidade do Canadá
Vespa parasita transforma joaninha em guarda-costas 'zumbi'
Vespa parasita transforma joaninha em guarda-costas 'zumbi'
Depois de ser injetada na joaninha, a larva de vespa se desenvolve por 20 dias dentro do abdômen da hospedeira. Depois deste período, a vespa sai e cria um casulo entre as pernas da joaninha.
Os pesquisadores sugerem que o veneno da vespa faz com que a joaninha tenha espasmos. O inseto se debate e treme, o que espantaria os predadores.
Este comportamento diferente da joaninha começa no momento em que o parasita sai de dentro de seu corpo.
Os cientistas Jacques Brodeur, Fanny Maure e equipe descobriram que os casulos guardados pelas joaninhas vivas sofriam menos ataques de outros insetos inimigos naturais, do que os casulos que estavam sozinhos ou guardados por uma joaninha morta.
Os detalhes da pesquisa foram publicados na revista especializada "Biology Letters da Royal Society".
SUSTENTO
Ao usar uma joaninha como guarda-costas viva de seu casulo, a vespa parasita Dinocampus coccinellae também precisa arcar com o custo de sustentar o inseto hospedeiro (Coleomegilla maculata).
A necessidade de sustentar sua "guarda-costas zumbi" e de produzir ovos são conflitantes, por isso a vespa parasita que usa a joaninha produz menos ovos, mas sua longevidade não é afetada. A joaninha, no entanto, permanece parcialmente paralisada.
Mathieu Bélanger-Morin/Universidade de Montreal
Cientistas canadenses descobriram a vespa parasita consegue se proteger de seus predadores
Cientistas canadenses descobriram a vespa parasita consegue se proteger de seus predadores
"Tanto no laboratório como em campo, observamos que (a joaninha) que está parcialmente paralisada demonstra um comportamento em que se agarra ao casulo e se contorce em intervalos regulares", escreveram os pesquisadores na revista "Biology Letters".
"Nossa hipótese é que este comportamento resulta da manipulação da hospedeira pelo parasita para converter a joaninha em uma guarda-costas."
O exato mecanismo que a vespa usa para manipular a joaninha ainda não foi esclarecido, mas os pesquisadores desconfiam que envolve o veneno deixado pela larva no corpo da joaninha.
Entre as joaninhas transformadas em guarda-costas pelas vespas, os pesquisadores descobriram que apenas 25% se recuperaram do período em que ficaram com a vespa parasita. 

FONTE: Folha.com/BBC Brasil

Nenhum comentário: