segunda-feira, 1 de agosto de 2011

APÓS 70 ANOS, MUSEU DA ALEMANHA DEVOLVE ESFINGE PARA TURQUIA ( Mundo )

29/07/2011 - 08h00

Após 70 anos, museu da Alemanha devolve esfinge para Turquia

ERIC KELSEY
DA REUTERS, EM BERLIM

A antiga esfinge de Hattusa foi devolvida por um museu de Berlim para seu lar de origem na Turquia, depois de mais de 70 anos de discussões sobre o futuro da escultura. A esfinge tem 3.000 anos e vem da capital do império dos hititas.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Fundação Prussa de Patrimônio Cultural --instituição cultural alemã que conserva o nome do Estado extinto na metade do século 20.
Maruizio Gambarini - 28.jul.2011/Efe
Artista Sandro DiMichele trabalha em cópia de gesso da esfinge de Hattusa, no Museu de Berlim, capital alemã
Artista Sandro DiMichele trabalha em cópia de gesso da esfinge de Hattusa, no Museu de Berlim, capital alemã
Ela esteve em exposição no museu alemão Pergamon desde 1934, mas seu destino esteve no limbo por décadas, já que nem as autoridades turcas ou o museu eram capazes de produzir documentos de propriedade legítimos.
O ministro da Cultura da Turquia, Ertugrul Gunay, lançou um ultimato à fundação em fevereiro para recuperar a escultura da esfinge --mítica criatura com corpo de leão e cabeça humana, famosa pela versão egípcia.
Os arqueólogos alemães foram ameaçados de não obter mais permissão de realizar escavações no país asiático-europeu.
A fundação concordou em maio devolver a esfinge, uma de duas desenterradas em 1907 em Hattusa, centro da Turquia, e enviadas a Berlim com milhares de outros artefatos hititas.
No entanto, uma cópia de gesso da escultura está sendo preparada no Museu de Berlim. Ela deve ir para exposição no museu Pergamon a partir de outubro.
No início deste ano, a fundação rejeitou uma solicitação do Supremo Conselho Egípcio de Antiguidades para devolver o busto da rainha Nefertiti, de 3.400 anos. A peça leva cerca de 1 milhão de visitantes anuais ao Museu de Berlim. 

FONTE; Folha.com/Turismo

Maruizio Gambarini- 28.jul.2011/Efe
Artistas trabalham em cópia da esfinge de Hattusa; nova versão será exposta em outubro na Alemanha
Artistas trabalham em cópia da esfinge de Hattusa; nova versão, será exposta em outubro na Alemanha

Nenhum comentário: