quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DUQUESA DOA FORTUNA PARA SE CASAR COM FUNCIONÁRIO PÚBLICO ( "Filantropia")

10/08/2011 - 13h08

Duquesa doa fortuna para se casar com funcionário público


STEPHEN BURGEN
DO "GUARDIAN", EM BARCELONA

Guardian Ela é uma das mulheres mais ricas da Espanha, proprietária de uma dúzia de castelos cujas paredes são enfeitadas com obras de Goya, Velázquez e Ticiano, e é parente distante do rei James 2º, Winston Churchill e Diana, a princesa de Gales. Agora, porém, a 18ª duquesa de Alba está doando sua imensa fortuna pessoal para ficar livre para se casar com um funcionário público comum.
De acordo com o Livro Guinness de Recordes Mundiais, Maria del Rosario Cayetana Alfonsa Victoria Eugenia Francisca Fitz-James Stuart y de Silva, nascida no palácio de Lira, em Madri, possui mais títulos que qualquer outro nobre do planeta, sendo duquesa sete vezes, condessa 22 vezes e marquesa, 24 vezes.
Como chefe da Casa de Alba, que existe há 539 anos, seus privilégios incluem o de não precisar ajoelhar-se diante do papa e o direito de entrar na catedral de Sevilha a cavalo.

Toni Rodriguez/Associated Press
Duquesa espanhola de Alba chega para estreia de filme; ela abandonou fortuna pelo amor
Duquesa espanhola de Alba chega para estreia de filme; ela abandonou fortuna pelo amor
Mas os filhos da duquesa, que tem 85 anos, vinham até agora obstruindo seus planos de casar-se com Alfonso Diez, 24 anos mais jovem que ela. A duquesa e Diez, que é funcionário público no departamento de previdência social e comanda uma empresa de relações públicas, são amigos íntimos há muitos anos.
Os seis filhos da duquesa --que, como ela gosta de observar, são todos divorciados-- são frutos do primeiro casamento dela, com Pedro Luis Martinez de Irujo y Artazcoz, filho do duque de Sotomayor e morto em 1972.
A duquesa, que teria feito cirurgias plásticas extensas, chocou o país em 1978 ao casar-se novamente, dessa vez com um intelectual e ex-padre jesuíta, Jesus Aguirre y Ortiz de Zarate. Aguirre, que morreu em 2001, era filho ilegítimo, fato escandaloso mesmo na Espanha da década de 1970.
Em 2008 pareceu que o casamento proposto da duquesa com Diez tinha sido cancelado quando a Casa de Alba divulgou um comunicado dizendo que o relacionamento entre eles era "baseado numa amizade de longa data" e que não havia "planos de casamento".
O comunicado se seguiu a um alegado telefonema do rei Juan Carlos desencorajando a duquesa de se casar com o funcionário público.
Mas, seja qual for a opinião do rei, parece que agora a duquesa vai seguir adiante com o casamento, e vieram à tona informações sobre como ela pretende superar a oposição de seus filhos: dando-lhes sua herança com antecedência, apesar de Diez ter assinado um documento em que renuncia a qualquer pretensão sobre a fortuna da duquesa. "Alfonso não quer nada. Ele só quer a mim", disse a duquesa este ano.
De acordo com um relato publicado pelo jornal espanhol "El País", o filho mais velho dela, Carlos, está herdando o Palácio Liria, em Madri, e o Palácio Monterrey, em Salamanca, além do controle geral sobre a fortuna familiar. Boa parte do patrimônio é administrada por uma fundação e, em troca de incentivos fiscais, pertence por lei à Espanha, não podendo ser vendido.
Mas a fortuna pessoal da duquesa é estimada em entre €600 milhões e €3,5 bilhões, e ela pôde dar um palácio a cada um de seus filhos e oito netos também, além de pedaços dos milhares de hectares de terra que possui na Espanha. Sua única filha, Eugênia, herda uma propriedade em Ibiza e outros 240 hectares de terra na região de Sevilha.
A duquesa insiste que não é tão rica assim. "Possuo muitas obras de arte, mas não posso comê-las, posso?", ela protestou.
Entre as obras de arte que ela não pode comer estão, além de centenas de pinturas, uma primeira edição de "Dom Quixote", o primeiro mapa da América desenhado por Cristóvão Colombo e o último testamento de dom Fernando 2º, o Católico, pai de Catarina de Aragão. 

Tradução de CLARA ALLAIN

FONTE: Folha.com/Mundo 

Nenhum comentário: