quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MAIS DE 350 ESPÉCIES DADAS COMO EXTINTAS SÃO "REDESCOBERTAS" ( Meio Ambiente )

17/08/2011 - 10h06

Mais de 350 espécies dadas como extintas são 'redescobertas'


 
MARCO VARELLA
COLABORAÇÃO PARA A
FOLHA
Extinção é para sempre? Está mais para "eterna enquanto dura", segundo uma nova pesquisa.
Centenas de espécies atuais dadas por extintas já foram redescobertas na natureza, principalmente nas regiões tropicais. A conclusão está em artigo no periódico "PLoS One".

Os autores, pesquisadores de Cingapura, da Austrália e dos EUA, vasculharam a literatura científica em busca de casos de espécies que pareciam ter sumido, mas foram "ressuscitadas" mais tarde.
Eles concluíram que, em pouco mais de cem anos, 351 espécies foram redescobertas: 104 anfíbios, 144 aves e 103 mamíferos --o estudo só abordou esses três grupos. Em média, um animal ficava sumido por 61 anos.
As redescobertas se concentram no hemisfério Sul, nas matas tropicais e subtropicais da América do Sul, da África, de Madagáscar, da Índia e da Nova Guiné.
BOA OU MÁ NOTÍCIA?
Os cientistas também verificaram que a taxa de redescobertas aumentou bastante ao longo dos anos.
O lado bom disso é que "redescobrir espécies consideradas extintas demonstra um aumento no esforço e na área coberta por expedições de coleta e observação", disse à Folha Carlos Joly, professor da Unicamp e coordenador geral do Programa Biota, financiado pela Fapesp.
Por outro lado, os autores da pesquisa alertam: "Isso [o dado sobre redescobertas] pode fazer o público achar que a crise da biodiversidade não é tão grande como se fala ou causar uma perda de credibilidade dos cientistas".
Para eles, pode-se dizer até que as redescobertas também cresceram devido ao aumento do número de espécies ameaçadas e consideradas extintas -quanto maior a lista, maior também a chance de algum bicho ainda viver.
O fato é que a crise de extinção é bem real. Calcula-se que a biodiversidade da Terra está sendo perdida a uma taxa até mil vezes mais rápida do que o ritmo natural.
Hoje, 30% de todos os anfíbios, 12% das aves e 21% dos mamíferos estão extintos ou ameaçados de extinção. O Brasil tem hoje 486 espécies na chamada Lista Vermelha de animais em risco.
SEGUNDA EXTINÇÃO
Nem bem ressuscitadas, a maioria das espécies redescobertas já está com o pé na cova. Mais de 90% dos anfíbios, 86% das aves e 86% dos mamíferos reencontrados estão altamente ameaçados, têm distribuição restrita e populações pequenas.
Muitas das 351 espécies "salvas" da extinção irão sumir de vez sem medidas agressivas de conservação. Em território brasileiro, umas das espécies da lista é o macaco-prego-galego (Cebus flavius). Esse primata loiro tinha sido visto pela última vez em 1774, por naturalistas europeus, e redescoberto apenas em 2006.
A situação atual dele é de risco extremamente alto de extinção. Estima-se que existam oito populações, com um total de até 300 indivíduos, sobrevivendo apenas em alguns poucos fragmentos de mata atlântica dos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

FONTE: Folha.com/Ciência


Editoria de Arte / Folhapress

Nenhum comentário: