sábado, 6 de agosto de 2011

JAPONESES CRIAM ESPERMA A PARTIR DE CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS ( Pesquisa Científica )

05/08/2011 - 14h54

Japoneses criam esperma a partir de células-tronco embrionárias


DA REUTERS
Um novo grupo de pesquisadores japoneses usou células-tronco embrionárias de camundongos para produzir espermas saudáveis desses animais em condições de laboratório. A iniciativa poderia ajudar no tratamento da infertilidade humana.

A descoberta, divulgada na publicação científica "Cell", marca um novo passo no uso de células-tronco na medicina regenerativa.
As células-tronco são as células-mãe do corpo e fonte de todas as células e tecidos. Como podem se transformar em diferentes tipos de células, e se multiplicar, os especialistas esperam poder aproveitá-las para tratar doenças e disfunções, incluindo câncer e diabetes.
Cientistas da Universidade de Kyoto removeram células-tronco de embriões de camundongos e conseguiram conduzi-las para um tipo de célula precursora conhecida por crescer tanto em óvulos como em espermas dos animais.
Depois testaram essas células em camundongos machos inférteis, que aparentemente produziram espermas saudáveis.
Os espermas foram removidos diretamente dos testes e fertilizados com óvulos (em recipientes de laboratório), disse o líder do estudo, Mitinori Saitou, professor da Universidade de Kyoto.
"Depois da inseminação, fizemos dois conjuntos de embriões que foram transferidos para os úteros de fêmeas adotivas e que resultaram em camundongos saudáveis [que depois se reproduziram normalmente]."
CRIAÇÃO HUMANA
O experimento mostrou aos cientistas como é possível preparar células precursoras para eventualmente se transformarem em espermas ou óvulo.
"Temos um material enorme para trabalhar agora (...) nós podemos acelerar nosso estudo na direção da causa da infertilidade humana", afirmou Saitou à Reuters por telefone.
A equipe de Saitou acredita que possa ser viável usar células-tronco de humanos adultos para produzir espermas humano.
"Possivelmente poderemos usar este conhecimento para induzir células germinativas primordiais de humanos [células que se transformam em óvulos ou espermas]", disse ele.
Segundo Saitou, será necessário realizar mais estudos por causa do abismo entre pesquisas com animais e humanos. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: