terça-feira, 2 de agosto de 2011

SITE SOBRE BOLSA DE ESTUDO NO EXTERIOR TEM 200 MIL ACESSOS ( Informativo )

02/08/2011 - 09h54

Site sobre bolsa de estudo no exterior tem 200 mil acessos

DA AGÊNCIA BRASIL
No ar desde o último dia 28, o site contendo as regras e o detalhamento do programa Ciência sem Fronteiras já recebeu mais de 200 mil acessos segundo a assessoria do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os primeiros editais, no entanto, só devem ser publicados nos próximos dias.
Idealizado como forma de estimular o intercâmbio estudantil internacional entre alunos de graduação e pós-graduação, o programa prevê que o CNPq, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e outras agências de fomento federais e estaduais concedam até 75 mil bolsas de estudo nos próximos quatro anos. A iniciativa tem custo estimado em R$ 3,1 bilhões.
Somente o CNPq espera atender a 3.890 estudantes brasileiros este ano. São 15.500 bolsas de graduação sanduíche no exterior, 10.700 de doutorado sanduíche no exterior e 1.940 de doutorado pleno no exterior. Para pesquisadores, serão 5.000 bolsas de pós-doutorado e 660 de estágio sênior no exterior.
Além disso, o governo federal também quer incentivar a iniciativa privada a custear outras 25 mil bolsas, beneficiando até 100 mil estudantes de cerca de 20 áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento nacional.
Além de permitir aos estudantes brasileiros estagiar em instituições de ensino de ponta de outros países, a meta é atrair pesquisadores estrangeiros que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com pesquisadores brasileiros e promover a volta de cientistas que deixaram o país em busca de melhores condições de trabalho e pesquisa. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: