quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FÊMEAS DE CHIMPANZÉS GOSTAM DE AJUDAR AS DEMAIS, DIZ ESTUDO ( Curiosidades do Mundo Animal )

08/08/2011 - 14h27

Fêmeas de chimpanzés gostam de ajudar as demais, diz estudo


DA FRANCE PRESSE
Chimpanzés fêmeas gostam de ajudar espontaneamente umas as outras, ao invés de agir de forma egoísta, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira.
Cientistas do Centro de Pesquisa Nacional de Primatas Yerkes, na Geórgia (EUA), testaram sete chimpanzés fêmeas para checar se o comportamento generoso da espécie em campo combinava com as decisões tomadas em laboratório.
Uma vez colocadas diante de dois símbolos coloridos --um deles garantia uma porção de bananas para duas fêmeas e o outro, apenas para a chimpanzé responsável pela seleção--, os animais tenderam a fazer a escolha social, destacou o estudo publicado na revista científica "PNAS".
Estudos anteriores sugeriam que os chimpanzés tendiam a agir de forma egoísta nos chamados testes pró-sociais.
MAIS GENEROSOS
Os cientistas também descobriram que as chimpanzés agiram com mais generosidade quando a parceira à espera lembrava sobre sua presença à que fazia a escolha, mas sem agir ou assediá-la para que escolhesse a porção para dois.
"Ficamos entusiasmados em descobrir que cada uma das fêmeas escolhia a opção que garantia alimento para ela e para sua parceira", afirmou Victoria Horner, diretora da pesquisa.
"Também foi interessante para mim observar que ser excessivamente persistente não funcionou com aquelas que faziam a escolha. Revelou-se muito mais produtivo manter a calma e lembrá-las de que estavam ali de tempos em tempos", acrescentou.
Os cientistas disseram acreditar que este estudo é mais apropriadamente projetado para julgar o comportamento dos chimpanzés do que estudos anteriores porque coloca a parceira à espera à vista de quem faz as escolhas.
"Sempre fui cético sobre as descobertas negativas feitas anteriormente e sua interpretação", disse o coautor da pesquisa, Frans de Waal.
"Este estudo confirma a natureza pró-social dos chimpanzés com um teste diferente, melhor adaptado à espécie", disse. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: