quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SÉRVIA PROMOVE ALDEIA DA ANTIGA IUGOSLÁVIA COMO ATRAÇÃO TURÍSTICA ( Turismo Mundial )

16/08/2011 - 07h50

Sérvia promove aldeia da antiga Iugoslávia como atração turística

SNEZANA STANOJEVIC
DA EFE

O governo de Belgrado decidiu promover o turismo na aldeia de Sirogojno, que já foi uma atração nos tempos da antiga Iugoslávia, apresentando-a como uma amostra da vida rural sérvia de 200 anos atrás, com sua arquitetura e artesanato tradicionais.
Localizada em um planalto do monte Zlatibor, a 200 quilômetros de Belgrado, Sirogojno reúne uma série de antigas cabanas de madeira, exemplos da arquitetura da região, adaptadas à dureza da vida na montanha.
"As pessoas gostam das coisas antigas, têm interesse em saber como os antigos povos viviam", declarou Jagoda Jovicevic, da organização nacional de turismo da Sérvia.
Sirogojno é um reduto do artesanato tradicional quase perdido na Sérvia e o único lugar no qual os turistas podem participar ativamente da elaboração desses produtos.

Bukephalos/Wikimedia Commons
Construções de madeira da vila de Sirogojno, localizada no monte Zlatibor
Construções de madeira da vila de Sirogojno, localizada no monte Zlatibor, a 200 quilômetros de Belgrado
Milhares de pessoas vão todos os anos ao local para ver a arte dos ferreiros, dos produtores de cestas de vime e de tonéis e tinas nos quais são guardados queijos e outros alimentos.
Muitos são atraídos pelos trabalhos das tecelãs e, sobretudo, das professoras de tricô, que colaboraram em algumas ocasiões com famosos estilistas sérvios.
Sirogojno também revela muito sobre a vida e os costumes de várias gerações de famílias numerosas que viviam como em uma comunidade, com estritas normas de organização.
A casa central, com o chão de terra, era o local onde se preparava e servia a comida, onde se secava e defumava a carne e onde hoje se preservam as panelas de argila e os recipientes de madeira típicos daquela época.
Outras casas do pátio serviam como dormitórios e porões. Além disso, existiam armazéns para guardar trigo, milho, leite e laticínios, estábulos e galinheiros, além de locais dedicados a trabalhos artesanais.
Sirogojno foi idealizada como uma atração turística em 1980, nos tempos da antiga Iugoslávia, e transformada depois em uma espécie de museu no qual as casas e a natureza que a rodeiam também fazem parte das atrações.
A prosperidade da aldeia Sirogojno foi um incentivo para o desenvolvimento do turismo rural primeiro no oeste da Sérvia e que acabou se expandindo para outras regiões do país.
Há ainda outras aldeias que oferecem conforto e lazer, como a pitoresca Terzica Avlija, em Zlakusa, aos pés do monte Zlatibor.
Terzica Avlija, que é rodeada por mais de 60 quilômetros de trilhas florestais, oferece pratos típicos como guisado de couve com carne, cogumelos, feijões, massa folhada com queijo e guisado de milho, tudo servido em recipientes da famosa olaria de Zlakusa, que emprega métodos de produção milenários.
Além da oportunidade de relaxar, esses complexos estão atraindo cada vez mais turistas por causa dos baixos preços, que variam entre 5 euros e 25 euros por noite.
"Nos últimos anos cresceu o interesse das pessoas em passar as férias no ambiente rural", declarou Jovicevic. "A aldeia promove a oportunidade de as pessoas "fazerem algo que nunca tiveram a oportunidade de fazer."
Ali, o turista pode participar dos trabalhos de campo, como colher framboesas e outras frutas, pescar, produzir aguardente e preparar a comida que é guardada para o inverno. 

FONTE: Folha.com/Turismo

Nenhum comentário: