terça-feira, 9 de agosto de 2011

CROÁCIA TEM RECANTOS TRADICIONAIS PARA NATURISTAS EUROPEUS ( Turismo )

06/08/2011 - 07h39

Croácia tem recantos tradicionais para naturistas europeus

LAJLA VESELICA
DA FRANCE PRESSE, NA ILHA DE RAB

A Croácia é um dos mais antigos destinos europeus para os naturistas, e os adeptos desta maneira de "comunhão com a natureza" sem roupas estão convencidos de que sua prática vá se desenvolver ainda mais no país, favorecida pela atraente costa adriática.
"Em Kandarola, os naturistas podem encontrar seu próprio canto do paraíso, um pequeno espaço feito apenas para eles, sem serem importunados", diz Nedjeljko Mikelic, diretor da agência de turismo da ilha de Rab, situada no norte do mar Adriático croata.
A praia de Kandarola, onde se sucedem rochas, bordada como uma luxuriante vegetação mediterrânea, é também conhecida como "praia inglesa", depois que o rei britânico Edward 8º banhou-se nu, em agosto de 1936, com sua então futura esposa, Wallis Simpson.
A partir daí, as praias que acolhem esse público se multiplicaram ao longo do litoral croata, explica Davorin Zugcic, presidente da Associação dos Naturistas da Croácia.
Existem, atualmente, onze acampamentos para eles na Croácia, assim como dezenas de praias reservadas aos que preferem tomar sol.

Reprodução
Site do jornal Amerikai Népszava, com texto sobre ilha de Rab, na Croácia
Site do jornal Amerikai Népszava, com texto sobre ilha de Rab, na Croácia
PIONEIRO
Koversada, que garante ter sido o primeiro complexo naturista na Europa, festeja em 2011 cinquenta anos. Fica na península de Ístria, no norte do litoral croata.
A médica húngara Katalin Reigl, 63, passa as férias no local há 30 anos com o marido, Endre. E lembra-se: "Nosso filho e dois netos aprenderam a nadar aqui", conta.
Mojca Likar, uma eslovena, e seu marido Zmago, são "habitués" no local, há mais de 20 anos.
"Na adolescência, as pessoas sentem mais vergonha; depois, quando têm filhos, têm mais chance de ser naturistas também", explica Mojca. "Somos pessoas sem estresse", acrescenta Zmago.
No local, num espaço de 120 hectares, com cinco quilômetros de praias, as pessoas passeiam nuas na maior parte do tempo, mas são obrigadas a se vestir para fazer compras ou ir ao restaurante.
A maior parte delas são alemãs, que representavam 40% dos hóspedes no final de julho em Koversada, seguidas por eslovenos, austríacos, húngaros e holandeses.
Cerca de 15% dos mais de 10 milhões de turistas que a Croácia acolhe anualmente são naturistas, segundo as estimativas do país.
A indústria turística é considerada crucial para a economia croata e contribui com 18% no Produto Interno Bruto do país --o conjunto de bens e riquezas produzidos. 

FONTE: Folha.com/Turismo

Reprodução
Reprodução de site "Croatia - Number 1 Naturist Destination"
Reprodução de site "Croatia - Number 1 Naturist Destination"  

Nenhum comentário: