quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NASA COMEÇA A TESTAR PRIMEIRO HUMANÓIDE DO ESPAÇO ( Tecnologia Espacial )

23/08/2011 - 15h51

Nasa começa a testar o primeiro humanoide do espaço


 
DE SÃO PAULO
Controladores da Nasa (agência espacial americana) ligaram, a distância, os circuitos do primeiro humanoide enviado ao espaço --o Robonauta 2 ou R2--, que se encontra atualmente na ISS (sigla em inglês de Estação Espacial Internacional).
No primeiro teste, na segunda-feira (22), foram acionadas as quatro câmaras que servem de "olhos" e mais uma suplementar, localizada na boca do robô.

Associated Press/Nasa
Robonauta 2 é o primeiro humanoide enviado ao espaço pela Nasa; próximo teste será de movimentos mecânicos
Robonauta 2 é o primeiro humanoide enviado ao espaço pela Nasa; próximo teste será de movimentos mecânicos
Enviado no final de 2010 com a tripulação do Discovery, na última missão do ônibus espacial, o R2 será colocado à prova como possível "ajudante de astronauta".
O experimento vai demandar um bocado de tempo. Agora que está ligado, o próximo teste do humanoide, em 1º de setembro, será de movimentos mecânicos dos braços, mãos e dedos.
Se tudo continuar como o esperado, o Robonauta poderá realizar tarefas simples como medir a velocidade do ar no interior da ISS no ano que vem.
A longo prazo, a Nasa quer que o robô seja capaz de sair da plataforma para socorrer astronautas em perigo, trazendo-os de volta com segurança à ISS.
Uma versão do humanoide com um par de pernas --o atual vai até a cintura-- deve ser lançada em 2013. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: