terça-feira, 9 de agosto de 2011

TSUNAMI QUE ATINGIU O JAPÃO CAUSOU RUPTURA DE ICEBERG NA ANTÁRTIDA, DIZ NASA ( Natureza )

08/08/2011 - 21h41

Tsunami que atingiu o Japão causou ruptura de iceberg, diz Nasa


DA EFE
Cientistas da Nasa (agência espacial americana) descobriram que o tsunami vinculado ao terremoto que atingiu o Japão no dia 11 de março foi o responsável pela ruptura de um iceberg na Antártida, segundo um artigo publicado nesta segunda-feira no "Journal of Glaciology".
Cientistas, geólogos e especialistas tinham relacionado anteriormente os desprendimentos de gelo nos grandes icebergs a outros efeitos naturais tão afastados que não poderiam se associar em termos de "causa-efeito" em um primeiro momento.
Por isso, após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter e do posterior tsunami que castigou as costas do Japão, Brunt Kelly, especialista do Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland, e seus colegas começaram suas observações a partir do sul.
Utilizando diversas imagens satélite, Brunt, ao lado de Emile Okal, da Universidade de Northwestern, e Douglas MacAyeal, da Universidade de Chicago, observaram novos icebergs flutuando no mar pouco depois que o impacto provocado pelo tsunami atingiu a Antártida.
Assim, cerca de 18 horas depois do terremoto, a 13,6 mil quilômetros de distância, puderam ver quase em tempo real como se desprenderam vários pedaços de gelo da geleira Sulzberger, que, segundo os registros históricos, não tinha sofrido nenhuma ruptura em, pelo menos, 46 anos.
Trata-se da primeira observação direta que demonstra uma conexão entre os tsunamis e a ruptura de icebergs a milhares de quilômetros, segundo assinala a equipe científica.
"No passado, vimos fragmentos de gelo e procuramos a fonte", assinalou Brunt. No entanto, dessa vez, o cenário era inverso, já que "sabíamos imediatamente que (o tsunami) era um dos fenômenos mais importantes na história recente, sabíamos que provocaria muitas ondas", explicou. 

FONTE: Folha.com/Mundo

Nenhum comentário: