quinta-feira, 19 de maio de 2011

"EXPLOSÃO DE MELANCIAS" PREOCUPA FAZENDEIROS CHINESES ( Curiosidades )

17/05/2011 - 10h50

Explosão de melancias preocupa fazendeiros chineses

DA BBC BRASIL
Fazendeiros no leste da China estão perplexos após melancias de suas plantações terem começado a explodir.
Uma investigação feita pela mídia estatal chinesa revelou que milhares de metros quadrados de plantações estão sendo perdidos por causa do problema.
Um programa da Televisão Central da China atribuiu o problema ao uso excessivo de um produto químico que ajuda a fruta a crescer mais rápido.
Mas especialistas em agricultura não foram capazes de explicar por que frutas que teriam sido cultivadas sem produtos químicos também explodiram.
Eles mencionaram as condições climáticas e o tamanho anormal das frutas como possíveis causas.
SEMENTES IMPORTADAS
De acordo com a agência chinesa de notícias Xinhua, 20 fazendeiros de uma cidadezinha na província de Jiangsu plantaram sementes de melancia importadas do Japão. Dez deles disseram que suas frutas tinham começado a explodir.
O agricultor Liu Mingsuo disse à Xinhua que mais de dois terços de suas frutas haviam explodido.
Ele contou que, no dia 6 de maio, aplicou um produto químico para estimular o crescimento das frutas.
Liu disse que, no dia seguinte, mais de 180 melancias explodiram.
Porém, segundo relatos, do grupo de dez fazendeiros cujas frutas explodiram, Liu teria sido o único a usar produtos químicos para ajudar o crescimento das melancias.
Outro fazendeiro, Wang Dehong, que vem cultivando melancias há 20 anos, não consegue entender por que suas frutas teriam explodido. Ele disse não ter usado produtos químicos.
Engenheiros agrônomos que investigam o incidente não conseguiram explicar o fenômeno.
A China aprovou o uso de produtos que estimulam o crescimento em quantidades limitadas. Até o presente, testes mostram que o produto usado pelos fazendeiros é seguro, informou a Xinhua.
Entretanto, à medida que aumenta a preocupação do público com segurança em alimentos, especialistas defendem a introdução de um sistema de controle de qualidade, detalhando cada estágio da cadeia alimentar e mantendo o público informado. 

FONTE: Folha.com/Ambiente [BBC Brasil]

Nenhum comentário: