sexta-feira, 13 de maio de 2011

NEANDERTAL E HOMO SAPIENS CONVIVERAM E DEIXARAM DESCENDENTES ( Evolução )

Neandertal e Homo sapiens conviveram e deixaram descendentes


DA EFE, EM BERLIM
O homem de Neandertal, espécie hominídea extinta presumivelmente há 30 mil anos, conviveu com os primeiros homens modernos e, dessa relação, houve descendentes, segundo um estudo do Instituto Max-Planck de Leipzig (leste da Alemanha) antecipado pela revista "P.M. Magazin".
A publicação divulga uma pesquisa iniciada há quatro anos pelo Instituto, e que estabelece que o Homo neanderthalensis, que habitou principalmente a Europa e algumas zonas da Ásia ocidental, não desapareceu repentinamente como asseguravam até agora os especialistas, e que se misturou com o Homo sapiens.
Em 2006, especialistas em evolução antropológica do Max-Planck, liderados pelo geneticista paleontólogo Svante Pääbo, localizaram ossos em uma caverna na Croácia que foram comparados com restos encontrados no Noroeste da Espanha e sul da Rússia.
Os investigadores decidiram, então, comparar o genoma dos neandertais com o do homem atual. Assim, descobriram que parte da genética daquela espécie hominídea de aspecto robusto, 1,65 metro de altura máxima e extremidades curtas ainda permanece no Homo sapiens.
"É certo que tivemos filhos com os neandertais", garante Gerd Schmitz, que faz parte da equipe de pesquisa do Instituto Max-Planck.

Divulgação
Homo neanderthalensis, conhecido como homem de Neandertal, foi extinto há cerca de 30 mil anos
Homo neanderthalensis, conhecido como homem de Neandertal, foi extinto há cerca de 30 mil anos
GENOMA A DECIFRAR
Em 2009, Pääbo e sua equipe do Max-Planck anunciaram que tinham conseguido decifrar cerca de 63% dos dados genéticos do neandertal.
Os pesquisadores de Leipzig conseguiram decifrar a sequência de mais de três bilhões de bases de DNA, tomando como material de partida mostras ósseas de seis homens de Neandertal.
A maior parte do material procedia de uma jazida na caverna de Vibndija, na Croácia.
Também foram usadas para o estudo mostras da caverna de Sidrón, nas Astúrias (Espanha); de uma jazida em Mezmaiskaya, sul da Rússia; assim como o esqueleto de 40 mil anos de antiguidade encontrado no próprio vale de Neandertal (Alemanha), que deu nome à espécie.
O grupo de Päabo evitou a contaminação do material genético do Neandertal com material genético humano durante o processo.
As investigações alemãs partem, além disso, da suposição de que o Homo sapiens e o Homo neandertalis têm origem em linhagens que se separaram há pelo menos 400 mil anos.
Outra das questões que poderiam ser resolvidas, caso os cientistas consigam decifrar o genoma completo, é o enigma do desaparecimento do homem de Neandertal, há cerca de 30 mil anos. 

FONTE: Folha.com/Ciências

Nenhum comentário: