quinta-feira, 19 de maio de 2011

MAIS DE 1/4 DAS ESPÉCIES NATIVAS DA EUROPA ESTÁ AMEAÇADA ( Meio Ambiente )

18/05/2011 - 12h30

Mais de 1/4 das espécies nativas da Europa está ameaçada


DA ASSOCIATED PRESS
Mais de um quarto do total de espécies nativas do continente europeu está ameaçado de extinção, segundo um aleta emitido recentemente pela EU (União Europeia).
O grupo inclui mamíferos, anfíbios, répteis, animais, pássaros, borboletas e plantas.
A crise é principalmente provocada por perda de habitat, poluição, introdução de espécies de fora que ameaçam as nativas, mudança climática e pesca ilegal.
O problema também refletirá na população humana, como decorrência da devastação econômica e social, alerta o comissário de Ambiente da UE, Janez Potocnik.
As soluções apresentadas pela EU para o problema, entretanto, carrecem de verbas, criticam organizações ambientalistas.
Entre as propostas da EU, estão a redução da perda de animais até 2020, que seria feita a partir de planos de gerenciamento em todas as florestas, de forma que pelo menos 15% dos ecossistemas destruídos possam se recuperar.
Segundo Ana Nieto, da organização IUCN (sigla de União Internacional para a Conservação da Natureza), a perda da biodiversidade é maior na Europa do que em outras partes do mundo porque o nível de desenvolvimento residencial e industrial é maior.
Com uma média aproximada de 70 pessoas por quilômetro quadrado, a Europa é o continente com maior densidade populacional, ficando atrás apenas da Ásia. 

FONTE: Folha.com/Ambiente

Nenhum comentário: