sábado, 21 de maio de 2011

GOVERNO CHINÊS ADMITE PROBLEMAS CAUSADOS POR REPRESA DAS TRÊS GARGANTAS ( Mundo/Meio Ambiente )


A represa chinesa das Três Gargantas, a maior do mundo, é a causa de diversos problemas que devem ser solucionados "urgentemente", segundo o governo de Pequim, em uma rara confissão que em muito contrasta com os tradicionais elogios oficiais a esta obra faraônica.
"Embora a represa das Três Gargantas seja fonte de muitos e importantes benefícios, há problemas que devem ser resolvidos urgentemente, no que diz respeito à remoção dos moradores (retirados), à proteção do meio-ambiente e à prevenção de catástrofes ecológicas", indicou em um comunicado publicado na noite de quarta-feira o governo chinês.
A polêmica barragem "teve consequências" sobre a navegação fluvial, a irrigação e os recursos hídricos, acrescentou o regime.
A China considera a represa das Três Gargantas, cuja obra custou 22 bilhões de dólares, um prodígio da modernidade e um símbolo do avanço do país.
Sua instalação no rio Yangtzé, na província de Hubei, foi concluída em 2008. Com 185 metros de altura, a barragem pode reter mais de 39 bilhões de metros cúbicos de água.
O maior gerador de eletricidade do mundo, entretanto, tem sido muito criticado desde sua inauguração devido ao alto custo ecológico e humano da obra. Ao todo, 1,4 milhão de pessoas foram deslocadas em função da nova represa.

FONTE: Yahoo.Notícias/Brasil

Nenhum comentário: