quarta-feira, 25 de maio de 2011

NAVE RUSSA SOYUZ TMA-20, COM TRÊS TRIPULANTES A BORDO, ATERRISA COM SUCESSO NAS ESTEPES DO CAZAQUISTÃO ( Espaço )

24/05/2011 - 11h06

Soyuz TMA-20, com 3 tripulantes a bordo, aterrissa com sucesso


Redação Central, 24 mai (EFE).- A nave russa Soyuz TMA-20, com três tripulantes a bordo, aterrissou com normalidade nos estepes do Cazaquistão às 22h27 da hora local (23h27 de Brasília), após um périplo de cinco meses, informou a Agência Espacial Americana (Nasa) em comunicado.
A Soyuz TMA-20, tripulada por Dmitri Kondratiev (russo e comandante da nave), Catherine Coleman (americana) e Paolo Nespoli (italiano), havia sido lançada ao espaço em 15 de dezembro a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão.
Segundo a Nasa, Kondratiev voltará ao Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, na chamada Cidade das Estrelas, próxima a Moscou, enquanto Coleman, astronauta da Nasa, e Nespoli, da Agência Espacial Europeia, voarão diretamente a Houston (Estados Unidos).
Os três tripulantes passaram 159 dias no espaço, 157 deles na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), e durante sua missão trabalharam em mais de 150 experimentos em condições de microgravidade.
Dos três astronautas, a mais veterana é Catherine Coleman (50 anos), com três viagens espaciais, seguida de Nespoli (53 anos), com duas, e Kodratiev (41 anos), que teve sua primeira experiência.

A nave russa Soyuz TMA-20 aterrissou com sucesso no Cazaquistão com três astronautas que passaram 5 meses no espaço 

FONTE: UOL Notícias/Ciência

Nenhum comentário: