sábado, 21 de maio de 2011

MUSEU DE NOVA YORK APOSTA NA ARQUEOLOGIA DO SÉCULO 20 ( Museu/Arqueologia )

18/05/2011 - 14h29

Museu de Nova York aposta na arqueologia do século 20


DA EFE
O Museu Metropolitano de Nova York aposta no interesse pela arqueologia do início do século 20, com reproduções da arte grega da Idade do Bronze restauradas por Émile Gilliéron e seu filho, de mesmo nome.
A mostra reúne diversas reconstruções e cópias em aquarela e gesso de Gilliéron (1850-1924) e o filho dele (1885-1939).
Ambos "promoveram a popularização da arte grega antiga", informou à agência de notícias Efe o responsável pela arte greco-romana do museu, Sean Hemingway.
"Os gregos da Idade do Bronze têm um estilo muito vivo, e os Gilliéron capturaram isso em suas reproduções, embora em algumas ocasiões as obras estivessem muito fragmentadas", explicou o especialista.

Reprodução
Obra de autoria de Emile Gilliéron, cujo estilo influenciou artístas modernos e o escritor James Joyce, diz especialista
Obra de autoria de Emile Gilliéron, cujo estilo influenciou artístas modernos e o escritor James Joyce, diz especialista
Entre as peças, que serão exibidas até 13 de novembro, figuram aquarelas que mostram com toda riqueza de detalhes e cores a obra "Taureau Sautant" (cujo original é de entre 1450 a.C. e 1300 a.C).
As aquarelas e o gesso permitiram aos Gilliéron reproduzir os detalhes de uma maneira que não seria possível através da fotografia da época, e tal foi a habilidade que estabeleceram um negócio de venda de cópias dessas obras.
Segundo Hemingway, as criações de artistas como Pablo Picasso (1881-1973) e Giorgio de Chirico (1888-1978), e de escritores como James Joyce (1882-1941), foram influenciadas pela popularização dessas imagens e desse tipo de arte.
O americano destacou que De Chirico estudou desenho com Gilliéron pai, que Picasso se inspirou na iconografia dos touros presente na arte de Cnossos, e que Joyce, autor de "Ulisses" (1922), baseado no épico "A Odisseia", de Homero, também estudou a civilização grega. 

FONTE: Folha.com/Ciências

Nenhum comentário: