quinta-feira, 19 de maio de 2011

EXPERIÊNCIA REVELA QUE TARÂNTULAS EXPELEM SEDA PELAS PATAS ( Mundo Animal )

16/05/2011 - 11h03

Experiência revela que tarântulas expelem seda pelas patas

DA BBC BRASIL
Uma pesquisa feita por cientistas no Reino Unido descobriu que as tarântulas expelem seda das patas para se fixarem em superfícies escorregadias.
A descoberta foi publicada na revista científica "Journal of Experimental Biology".
A equipe fez uma experiência colocando as tarântulas em um tanque de vidro. Quando elas subiam pelas paredes do tanque, os cientistas chacoalhavam o recipiente, forçando o animal a tentar se segurar para não cair.
Pequenas lâminas de vidro colocadas na parede de vidro revelaram o segredo das tarântulas. Como todas as aranhas, elas possuem pelos nas patas, o que aumenta a aderência. No caso das tarântulas, elas possuem também um sistema que expele seda.

BBC
Como todas as aranhas, as tarântulas possuem pelos nas patas, o que aumenta a aderência em superfícies
Como todas as aranhas, as tarântulas possuem pelos nas patas, o que aumenta a aderência em superfícies
A teoria de que as aranhas usavam seda para aumentar a sua aderência a superfícies já havia sido publicada por pesquisadores alemães na revista científica "Nature" em 2006. No entanto, eles acreditavam que o material era expelido por órgãos especiais da tarântula que formam a seda.
Uma nova experiência, realizada pela cientista Claire Rind e sua equipe na Universidade de Newcastle, testou a teoria alemã.
"Elas são criaturas incríveis. Têm essa forma linda de se movimentar que me fascinou", disse à BBC a pesquisadora.
"Nós não conseguíamos ver nenhum sinal da seda a olho nu, mas quando tiramos as lâminas e as examinamos em um microscópios, nós vimos até 30 linhas de seda no local onde a pata da tarântula havia derrapado."
Em outra fase da experiência, os cientistas determinaram que a seda foi expelida das patas da tarântula.
Para isso, eles contaram com ajuda de uma tarântula de estimação da cientista, chamada Fluffy. As tarântulas trocam de pelo com regularidade, e os cientistas examinaram o pelo antigo de Fluffy e de outras tarântulas envolvidas na experiência.
Nos pelos microscópicos que são soltos pelas patas das tarântulas, os cientistas acharam pequenas estruturas que produzem seda. 

FONTE: Folha.com/Ciências [BBC Brasil]

Nenhum comentário: