terça-feira, 31 de maio de 2011

LAGARTO AUSTRALIANO ERGUE LAR PARA A FAMÍLIA TODA ( Curiosidades do Reino Animal )

27/05/2011 - 12h10

Lagarto australiano ergue lar para a família toda


DO "NEW YORK TIMES"
Muitos animais constroem casas para seu sustento, mas ninguém imaginou que os lagartos estariam entre eles.
Pesquisadores descobriram que sáurios dos grandes desertos --lagartos que vivem apenas no norte da Austrália-- constroem e mantêm passagens subterrâneas elaboradas onde vivem em grupos cooperativos de várias gerações.
Os lagartos, cujo nome científico é Egernia kintorei, erguem estruturas que praticamente são seus endereços fixos, com cerca de 6% dos túneis desocupados anualmente.

Adam Stow via The New York Times
Lagartos do norte da Austrália mantêm passagens subterrâneas onde vivem em grupos de várias gerações
Lagartos do norte da Austrália mantêm passagens subterrâneas onde vivem em grupos de várias gerações
Os pesquisadores --o estudo detalhado está na revista científica "PLoS One"-- sugerem que esse cuidado paternal consciente fornece uma vantagem evolutiva quanto ao bem-estar coletivo.
Até onde se sabe, a elaborada construção é exclusiva entre os lagartos, um grupo que contém pelo menos 5.000 espécies.
Um dos autores do estudo, Adam Stow, também do departamento de biologia da Universidade Macquarie, em North Ryde, na Austrália, diz que pouquíssimas outras espécies de lagartos vivem em cavidades rochosas que não requerem manutenção.
A pesquisa também identificou hábitos dos sáurios dos grandes desertos. As fêmeas tendem a ficar em casa --somente uma foi localizada em um sistema de toca diferente da de sua prole-- e, segundo uma análise genética, aproximadamente 60% dos machos são maridos fiéis.
Os lagartos-pais foram capturados no local ou próximos de onde residiam seus filhos que, por sua vez, também permanecem em casa --muitas das tocas contêm apenas irmãos com diferentes idades. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: