quarta-feira, 18 de maio de 2011

ORGANIZAÇÃO DENUNCIA POR MAUS-TRATOS ZOOLÓGICO COM ORANGOTANGO FUMANTE ( Mundo Animal )

16/05/2011 - 11h47

Organização denuncia por maus-tratos zoológico com orangotango fumante


  • Shirley, um orangotango fêmea de 25 anos, disputa com seu parceiro as pontas de cigarro
    Shirley, um orangotango fêmea de 25 anos, disputa com seu parceiro as pontas de cigarro
Um orangotango se tornou fumante contumaz em um zoológico da Malásia, segundo organizações ambientalistas. Shirley, um orangotango fêmea de 25 anos, disputa com seu parceiro as pontas de cigarro jogadas por visitantes e ambos vivem em situação precária no Johor Zoo, de acordo com testemunhas.
"Eu vi cigarros, latas, garrafas, comida e pacotes sendo jogados no local, deixando a área (onde Shirley vive) imunda", disse Sean White, diretor da ONG Nature Alert.
"Funcionários do zoológico precisam ser treinados para gerenciar melhor os cercados dos animais e é preciso colocar urgentemente avisos aos visitantes proibindo jogar cigarros e outros itens aos orangotangos antes que seja tarde demais para Shirley e seu parceiro."
Ambientalistas que visitaram o zoológico sem se identificar dizem que Shirley tem mudanças radicais de humor. Algumas vezes parece drogada, outras, fica muito agitada, como se estivesse sofrendo com a falta de cigarros.
Críticas
A Nature Alert diz ter submetido um relatório detalhado sobre as condições em que os orangotangos vivem no Johor Zoo ao governo malaio pedindo providências, entre elas tratamento veterinário para Shirley.
Zoológicos da Malásia já sofreram graves críticas pela forma como os animais são mantidos - incluindo jacarés que vivem em áreas sem água e leões e tigres que ficam presos em pequenas jaulas.
Alguns zoológicos do país também foram flagrados com orangotangos capturados de forma ilegal, segundo a ONG. A população selvagem de orangotangos em todo o mundo é estimada em algo entre 55 e 60 mil e 75% deles vivem fora de áreas protegidas.
Ambientalistas dizem que a destruição de seu habitat natural através do desmatamento está levando a uma redução considerável dessas populações a cada ano.

FONTE: UOL Notícias/BBC Brasil
  • Tanc
    "Eu vi cigarros, latas, garrafas, comida e pacotes sendo jogados no local, deixando a área (onde Shirley vive) imunda", disse Sean White, diretor da ONG Nature Alert.

Nenhum comentário: